Na tarde dessa segunda-feira (19), a Central de Operações dos Bombeiros recebeu um chamado às 14h45min para atendimento de ocorrência de um incêndio no pátio de processamento de sucatas da Empresa Gerdau, no bairro Porto Velho em Divinópolis.

Prontamente, foram enviadas duas equipes para controle e combate ao incêndio no referido pátio. Chegando ao local, os Bombeiros Militares observaram se tratar de um incêndio fora de controle em um espaço de aproximadamente 10.000 m² de área a céu aberto, área esta praticamente cheia de sucatas (metais em geral, motores, geladeiras, objetos com espumas, óleos e demais impurezas). Observaram também que os funcionários e brigadistas da siderúrgica já haviam iniciado o combate às chamas pela técnica de resfriamento (uso de água através de caminhões pipa), com utilização de três linhas de ataque direto as chamas.

Após avaliação prévia da cena (procedimentos adotados pelas equipes de socorro para preservação da integridade física de seus integrantes bem como colocar em prática os conhecimentos profissionais), os Bombeiros assumiram a coordenação das ações, definindo a tática a ser usada, realizando montagem de três linhas de ataque direto, envolvendo as chamas, além de retirada e isolamento do material não atingido pelo incêndio, realizando aberturas de vias entre os materiais com utilização de maquinário especializado, impedindo de maneira sistemática a progressão das chamas.

Após 18 horas de combate ao incêndio, os Bombeiros realizaram a extinção resfriando o material queimado, isolando e compartimentando os não atingidos pelas chamas.

Foram empregados nove Bombeiros Militares na ocorrência, além do apoio de funcionários e brigadistas da Empresa Gerdau.

Fonte: Corpo de Bombeiros

COMPATILHAR: