Incêndios florestais na Califórnia, Estados Unidos, forçaram a retirada nesta quinta-feira (24) de cerca de 50 mil pessoas que vivem ou trabalham no norte do estado. Ventos secos e quentes aumentaram o risco das queimadas, e companhias energéticas desligaram, mais uma vez, a eletricidade na região.

Os incêndios atingiram 39 km² de uma região vinícola no norte de San Francisco. Imagens mostram casas totalmente destruídas pelo fogo. Até a última atualização desta reportagem, não havia dados sobre mortos e feridos.

Fogo destrói carro em incêndio no norte da Califórnia, nos EUA, nesta quinta-feira (24) — Foto: Noah Berger/AP Photo

A situação é mais séria no vilarejo de Geyserville, no norte do estado. De acordo com o “Los Angeles Times”, vivem no local 929 pessoas.

Motoristas dirigem em meio ao fogo na Califórnia nesta quinta-feira (24) — Foto: Noah Berger/AP Photo

Autoridades disseram à agência Associated Press que alguns dos moradores se recusaram a deixar suas propriedades. Em uma coletiva de imprensa, o xerife do condado de Sonoma, Mark Essick, implorou que obedecessem à ordem de evacuação.

“Realmente precisamos estar prontos para combater as chamas, mais do que em nos preocupar em resgatar vocês”, pediu.

Sem luz

As companhias energéticas da Califórnia iniciaram, desde o começo da temporada de incêndios, uma série de desligamentos preventivos. A medida serve para evitar que os ventos derrubem fios já danificados – as empresas passam por dificuldades financeiras – e, com o calor e tempo seco, deem origem aos incêndios.

Moradores de Geyserville, na Califórnia, estão sem luz por causa de desligamento preventivo diante de incêndios no estado — Foto: Noah Berger/AP Photo

Os apagões deixaram centenas de milhares de pessoas sem luz na Califórnia, especialmente na parte norte do estado. Há duas semanas, um desligamento semelhante fez cerca de 2 milhões ficarem sem eletricidade.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: