Tem achado o tempo muito quente e mais seco que o normal para esta época do ano? Tem tido dificuldades para respirar? Então é hora de tomar algumas precauções para manter sua saúde em dia, já que os índices de umidade do ar estão baixos e podem ocasionar o reaparecimento de problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite entre tantos outros.
Segundo meteorologistas, a explicação para este calor todo nos últimos dias é o efeito de um sistema de alta pressão que ocorre quando os ventos giram no sentido anti-horário e impedem a formação de nuvens deixando o ar ainda mais quente.
Para evitar maiores problemas à população, esta semana a Secretaria Nacional de Defesa Civil, que faz parte do Ministério da Integração Nacional, emitiu um alerta informando sobre os baixos índices de umidade relativa do ar no Triângulo Mineiro, Centro-oeste (onde está localizada a cidade de Formiga) e noroeste de Minas Gerais. A secretaria informou ainda que no momento, este índice está abaixo dos 30%, considerado prejudicial à saúde.
Nesses dias muito quentes é desaconselhável atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação. Também é muito importante manter a casa limpa, com o mínimo de poeira possível. Tapetes e cortinas devem ser retirados. Para quem já possui problemas respiratórios, é aconselhável o uso de toalhas ou bacias de água no quarto durante a noite para umedecer o ambiente.

COMPATILHAR: