As autoridades da Indonésia elevaram nesta quinta-feira (27) o alerta por erupção no vulcão Anak Krakatau (também conhecido como Anak Krakatoa), que há seis dias provocou um tsunami e causou 430 mortes, e recomendam evitar atividades entre 500 metros e um quilômetro do litoral, em previsão de outro maremoto.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, disse que o alerta passou do nível 2 para o 3 em uma escala de 4 e que o raio de exclusão ao redor do vulcão foi aumentado de 2 para 5 quilômetros.

“As pessoas estão proibidas de realizar qualquer atividade dentro de um raio de 5 quilômetros a partir da cratera do monte Anak Krakatau”, alertou o porta-voz em comunicado.

O vulcão, que entrou na atual fase de erupção em julho passado, continua registrando “sem pausa” erupções de tipo estromboliana, com vazamento de lava e emissão de rochas incandescentes, e colunas de fumaça que cobrem de cinza várias áreas do litoral do estreito de Sunda, acrescentou o porta-voz.

Segundo Sutopo, o vulcão registrou uma erupção de pequena magnitude no dia 22 de dezembro, mas imagens de satélite mostram que esta causou o deslizamento da sua vertente sudoeste, que ao cair no mar originou o tsunami que chegou à costa oeste da ilha de Java e do sul da ilha de Sumatra.

Foto: Infografia: Igor Estrella/G1

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: