Minas Gerais quer mais competitividade para os setores da comunicação e do audiovisual. No mês de abril, empresários do segmento se reuniram na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, pleitearam a descentralização dos investimentos publicitários da União e debateram sobre a tributação de plataformas e serviços digitais, como Facebook, Instagram, Netflix e Youtube.

O debate foi promovido pela Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG. O advogado tributarista da Federação, Thiago Amoni, apresentou aos empresários do setor um panorama global sobre o recolhimento de impostos para redes sociais e plataformas digitais. “O debate é atual e acontece no mundo todo. Há uma ‘nuvem cinzenta’ nesse segmento, já que as tecnologias são novas e as regras ainda não estão todas estabelecidas”, conta.

Para o presidente da Câmara e do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fernandes, há perda de competitividade para as empresas brasileiras, uma vez que a publicidade em veículos impressos recebe uma taxação maior do que nas redes sociais e nas plataformas digitais. “É preciso equalizar essa conta, para termos uma concorrência em igualdade de condições”, afirma.

Fernandes relatou à Câmara, ainda, agenda cumprida em São Paulo no último mês, em que visitou a FIESP. Ele conheceu a experiência associativa local, na qual as empresas de comunicação e audiovisual reunidas apresentam pleitos ao Governo Federal para receber investimentos em publicidade. Representante da ONG Contato, Helder Quiroga sugeriu que ação semelhante possa partir do grupo mineiro, solicitando à União a descentralização dos investimentos em mídia, tradicionalmente muito concentrados no eixo Rio-São Paulo.

Agora em Belo Horizonte, novamente almoçou com o governador Zema e a bancada de deputados federais de MG. Pelo setor de imprensa escrita, o sindicato defendeu a maior participação dos jornais de Minas nas campanhas federais, bem como a participação do sindicato na elaboração dos plano de mídia. Nosso foco é acabar com a escolha política e fazer a distribuição técnica dos anúncios. O Presidente da ALMG, o senador Anastasia e o líder da bancada federal Dep Diego Andrade estavam presentes no almoço.

 

Fonte: Jornal de Patrocínio ||https://www.jornaldepatrocinio.com/industria-da-comunicacao-busca-investimentos-para-minas-gerais/

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