A administração municipal iniciou na manhã desta terça-feira, (7), os trabalhos de limpeza da Lagoa do Fundão.

Uma equipe está no local retirando as algas que cobrem boa parte do espelho d’água. Os trabalhos estão sendo feitos pela parceria entre Prefeitura e Furnas Centrais Elétricas.

Para fazer a retirada das algas, Furnas trouxe para Formiga funcionários da empresa Cangerê, de Carmo da Mata. Com um barco, eles levam um rastelo amarrado a um cabo de aço para dentro da lagoa. Quando o rastelo está no lugar desejado, um trator começa a puxá-lo para fora d’água, trazendo com ele as algas.

“Nossa previsão é de que essa limpeza termine em 15 dias. No entanto, esse prazo pode variar. Ao final do dia, vamos ver quanto o trabalho rendeu e teremos uma noção mais exata do tempo que levará para fazer toda a limpeza”, comentou o superintendente de demarcações de Furnas, Elton Minaré, que orienta os trabalhos em Formiga.

O prefeito Eugênio Vilela acompanhou o início da limpeza. “A retirada das algas é só a primeira etapa para salvarmos a Lagoa do Fundão. No Bairro Andorinhas, o Saae está fazendo a rede de esgoto, para que os dejetos não sejam mais despejados na lagoa e as algas não voltem a aparecer no futuro”, ressaltou.

Após as algas serem retiradas da Lagoa do Fundão e secarem, serão descartadas pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental em um local adequado.

 

print

Comentários