O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Insdustrial (Inmetro) informou na última quarta-feira (13) que os berços terão que ter selo de qualidade a partir de 2012. Os fabricantes nacionais e importadores terão um prazo de 18 meses para se adaptarem as novas regras, já os comerciantes terão três anos. As novidades vão desde o manual de instruções em português até uma expessura máxima de 120 milímetros para o tamanho do colchão.
De acordo com o órgão, um teste realizado com 11 marcas brasileiras do produto em 2007 não teve sucesso. 100% dos berços foram reprovados.
Entre os cuidados importantes na hora de escolher o berço o consumidor deve prestar atenção no Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve estar exposto no produto e na embalagem, as bordas e partes salientes devem ser arredondadas ou chanfradas e isentas de arestas e rebarbas. Os rótulos e decalques colados não podem ser utilizados nas superfícies internas das laterais e extremidades do berço. As laterais móveis devem ter um sistema de travamento. A altura entre o estrado e a lateral tem que ser no mínimo de 60 centímetros.
Se o berço tiver rodinhas, a cada quatro, duas devem possuir travas para garantir estabilidade.

COMPATILHAR: