Termina nesta sexta-feira (10) o prazo para inscrição de candidatos interessados em concorrer a uma vaga de designação na rede estadual de ensino para 2018. Essa é a primeira etapa do processo.

Os interessados em trabalhar por contrato temporário devem fazer o cadastro online (clique aqui).  O candidato pode se inscrever em até três cargos e localidades distintas.

Serão ofertadas cerca de 100 mil vagas para os cargos de professores, especialistas educacionais, auxiliar administrativo, inspetor escolar e auxiliar de serviços gerais. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira.

Até as 9h54 desta quarta-feira (8), o sistema já contabilizava 450.881 candidatos cadastrados, em um total de 905.940 inscrições, o que significa uma média de duas inscrições por candidato.

A listagem de classificação dos candidatos inscritos está prevista para ser divulgada no dia 22 deste.

O processo de designação propriamente dito (escolhas das vagas de interesse pelos inscritos e atribuição da vaga ao candidato melhor classificado) terá início em data a ser definida no cronograma que será divulgado na Resolução de Quadro de Escola, que deverá ser publicada até o final deste mês.

A designação é uma forma de preencher interinamente os cargos para garantir o funcionamento das escolas estaduais, conforme o artigo 10 da Lei 10254/1990. O processo é essencial na preparação da rede pública para o início do ano letivo. Também serão divulgadas posteriormente as vagas que serão disponibilizadas para o ano de 2018.

Os candidatos aprovados em concurso público vigente da Educação e que ainda não foram nomeados estarão inscritos de ofício, ou seja, estarão automaticamente inscritos para o cargo e localidade para o qual realizaram o concurso público.

O sistema de inscrição vai buscar e inserir os nomes e as respectivas classificações dos candidatos. No entanto, para realizar outras duas inscrições a que tem direito ou mesmo modificar a inscrição inicial, eles devem entrar na plataforma e realizar as escolhas.

Vale lembrar que o candidato pode alterar os dados da inscrição quantas vezes for necessário, até esse prazo final, sendo válida a última alteração feita no sistema. Portanto, antes do encerramento desse período, confira mais uma vez suas inscrições e salve ou imprima o comprovante para se certificar de que não há erros. Após o fechamento do sistema, nenhuma alteração poderá ser feita e todos os dados devem ser comprovados no ato da designação.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) criou um hotsite em que reúne as principais informações sobre o processo de designação 2018. Acesse e saiba mais clicando neste link.

 Critérios de classificação

A idade mínima para o candidato ser designado é de 18 anos. A classificação dos interessados leva em consideração: a aprovação em concurso público vigente, a habilitação, a escolaridade, o tempo de serviço e a idade.

O tempo de serviço exercido pelo candidato na rede estadual de ensino será automaticamente extraído dos bancos de dados da SEE e deve ser validado, no ato da inscrição, pelo candidato.

A Resolução que trata desta primeira etapa da designação foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais do dia 21 de outubro (Resolução SEE 3.643). É importante também conferir na resolução os critérios específicos para cada cargo.

A lista de classificação obedecerá, em linhas gerais, os seguintes critérios:

1º – candidato inscrito e concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso vigente, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no Edital do Concurso;

2º – candidato inscrito e concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido ao número de pontos obtido no concurso vigente, promovendo-se o desempate pela idade maior, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no Edital do Concurso;

3º – candidato inscrito habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem geral do município de candidatos inscritos em 2017;

4º – candidato inscrito não habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem geral do município de candidatos inscritos em 2017;

 Designação online e presencial

Para o ano de 2018, parte da designação será feita por meio de sistema informatizado online, abrangendo os cargos de Analista de Educação Básica (AEB) – Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional; Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Especialista em Educação Básica (EEB) – Orientador Educacional ou Supervisor Pedagógico; e Professor de Educação Básica (PEB) – Regente de Turma.

Essa ferramenta tem o objetivo de gerar igualdade de oportunidades entre os interessados, maior agilidade, efetividade e transparência no processo.

A designação será presencial para Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB); Professor de Educação Básica (PEB) – Regente de Aula; Professor de Educação Básica (PEB) Curso Normal, Educação Profissional, Conservatórios Estaduais de Música, Educação Especial e Educação Integral.

 

 

Fonte: Segov ||

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