As pessoas que não concluíram os ensinos fundamental ou médio na idade apropriada podem se preparar para mais uma edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja). A edição deste ano vai abrir as inscrições em 20 de maio, exclusivamente pela internet.

O edital com as informações sobre as provas foi publicado nessa quarta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU). Os interessados poderão fazer o cadastro gratuitamente para os testes até o próximo dia 30.

O exame será aplicado em 25 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, em 611 cidades brasileiras, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conseguir o diploma dos ensinos fundamental ou médio, os participantes devem ter no mínimo, respectivamente, 15 e 18 anos completos na data dos testes.

O candidato fará quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e precisa tirar pelo menos cem pontos para ser aprovado. Na redação, são necessários cinco pontos.

O Inep elabora, aplica e corrige o Encceja, mas a certificação é feita pelas secretarias estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao exame com o governo federal.

É durante o período de inscrição que o participante deve escolher a instituição na qual prefere solicitar o documento de conclusão dos ensinos fundamental ou médio.

COMPATILHAR: