As inscrições para a segunda edição do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) – modalidade instrumentos recomeçam no dia 2 de janeiro e ficam abertas até o dia 2 de fevereiro. Os interessados devem consultar o site www.fcs.mg.gov.br para acessar o edital completo e imprimir a ficha de inscrição.
O concurso Jovens Solistas da OSMG foi criado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) em 2010, e nesta primeira edição foi realizado em três etapas, selecionando instrumentistas de violoncelo, violino, flauta, piano, violão, harpa e percussão, além de jovens cantores. Todos os músicos escolhidos tiveram a oportunidade de se apresentarem sob-regência do maestro Roberto Tibiriçá, ao lado de uma das principais orquestras do país – a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – e em um dos palcos mais representativos da cultura nacional, o Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Para quem já participou do concurso, a experiência foi capaz de mudar planos profissionais. É o que aconteceu com Wagner Moreira, de 19 anos, que foi selecionado na categoria canto. ?Tranquei o curso de história para voltar a estudar e tentar vestibular de música na UFMG. Para mim, a maior contribuição do concurso foi ter começado a pensar em música profissionalmente?, comenta Wagner.
O objetivo da Fundação Clóvis Salgado, com esta iniciativa, é fazer com que jovens artistas possam se inserir no mercado de trabalho atuando ao lado de grandes nomes da música erudita, oferecendo também ao público uma programação da mais alta qualidade.
Em 2011, o II Concurso Jovens Solistas da OSMG será voltado para instrumentistas de cordas, madeiras, metais, piano, violão, harpa e percussão. Os artistas selecionados se apresentarão junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no dia 15 de fevereiro de 2011, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
Mais informações pelo (31) 3236-7387

COMPATILHAR: