As inscrições do processo seletivo 2016 para membros do Crea-MG Júnior Núcleo Formiga (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de março.

Para fazer a inscrição, basta ler o edital, disponível na página do grupo do Facebook Crea – Minas Júnior – Núcleo Formiga ou no site www.uniformg.edu.br, e preencher a ficha de inscrição, por meio da ficha seletiva on-line ou entrega das fichas na sala do Crea-Júnior, no Unifor-MG.

A participação nos trabalhos do Crea-MG Júnior é voluntária. Não é preciso pagar qualquer taxa para se tornar membro.

O processo seletivo contará com avaliação da ficha seletiva e entrevista. Para ingressar no Crea-MG Júnior Núcleo Formiga, são imprescindíveis os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia do Unifor-MG e ter disponibilidade para se dedicar às atividades do Núcleo.

São oferecidas: uma vaga para montagem e manutenção de sites, duas vagas na Coordenadoria de Projetos e duas na Coordenadoria de Pesquisa. O resultado final será divulgado no dia 8 de abril, por envio de e-mail aos candidatos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

 

O Crea-MG Júnior

O Crea-MG Júnior promove discussões, debates, palestras, seminários e visitas técnicas sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Mais do que um espaço para debater temas nacionais e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do país, o Crea-MG Júnior transformou-se em um eficiente canal de interlocução dos estudantes com o Conselho Regional.

Criado em 13 de abril de 2000, o Crea-MG Júnior tem como objetivo promover a aproximação entre os futuros profissionais do Sistema Confea/Crea e o Crea-MG. Ele é composto por estudantes e conselheiros. Os estudantes são convidados a participarem da comissão voluntariamente e os conselheiros são eleitos em plenária.

A ideia de criação de uma instância representativa dos estudantes no CREA-MG foi, primeiramente, sugerida por um recém-formado, Dartagnan Lino Viana (Engenharia Civil – Kennedy). Posteriormente, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) sob a coordenação de Rômulo Andrade Lopes (Engenharia Civil – UFMG) para a discussão e organização dessa instância, já denominada CREA-MG Júnior, e o trabalho se estendeu durante o período de transição da diretoria do CREA-MG, na gestão de Marcos Túlio de Melo (2000/2002).
Objetivos do Crea-MG Júnior

  1. Aproximar o CREA-MG dos estudantes, destacando a sua função e sua importância na vida profissional;
  2. Dar assessoria aos estudantes e recém-formados em suas relações como mercado de trabalho;
  3. Apoiar movimentos empreendedores estudantis;
  4. 4. Enfatizar a ética profissional;
  5. Discutir o futuro e o papel social dos profissionais do CREA-MG e implementar ações sociais;
  6. Divulgar, por meio dos canais de comunicação, as atividades e eventos;
    7. Captar e redirecionar estágios aos estudantes;
  7. Oferecer abertura aos movimentos empreendedores estudantis cadastrados;
  8. Fornecer informações sobre exercício da profissão;
  9. Organizar e promover eventos de acordo com suas finalidades;
  10. Manter relação estreita com os órgãos colegiados;
  11. Promover estudos acerca dos problemas da sociedade cujas soluções são possíveis a partir do meio estudantil e implementar ações.

Conheça a estrutura do Crea-MG Júnior e saiba como participar 

A comissão é dividida em coordenação geral do colegiado e diversos núcleos descentralizados. Isso significa que cada um tem autonomia para fazer sua gestão. Os recursos para cada núcleo são definidos em assembleia orçamentária da Inspetoria de Jurisdição do núcleo.

Atualmente, há núcleos do Crea-MG Júnior em 47 municípios. O Núcleo Formiga foi fundado em março de 2013 e tem difundido pelo município os conceitos de valorização profissional e está focado no desenvolvimento de jovens lideranças e na aproximação dos futuros profissionais com o Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA.

O núcleo realiza atividades voltadas para o desenvolvimento do futuro profissional, com o objetivo de formar profissionais mais informados e qualificados para o mercado, destacando sua função e enfatizando a ética profissional​. Entre as atividades, estão ações sociais, palestras, minicursos, seminários e visitas técnicas.

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: