As inscrições para o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi modificado para servir como processo seletivo nas universidades federais, terminam nesta sexta-feira. O Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame) espera receber cerca de cinco milhões de inscrições até hoje.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.enem.inep.gov.br. Quem cursou ou está no ensino médio de escola pública não paga a taxa de R$ 35. As provas ocorrerão nos dias 3 e 4 de outubro. Serão 180 questões, divididas em quatro áreas: português (inclui redação), matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
O Enem é obrigatório para interessados em disputar uma vaga na maioria das universidades federais. Segundo levantamento, revela que 24 das 55 universidades usarão a prova no lugar do vestibular convencional. Em 11 delas, o exame substituirá a primeira fase do vestibular.
As universidades federais podem usar o Enem ainda para compor nota do vestibular e nas vagas remanescentes. A adesão não foi obrigatória, porém algumas instituições decidiram manter apenas o próprio sistema de seleção. A lista está disponível no site do Enem.
O resultado da prova é usado ainda por outras faculdades. No vestibular de USP, Unesp e Unicamp, por exemplo, o Enem é usado para melhorar a nota, assim como em instituições particulares. Nesses casos, deixar de fazer o Enem pode significar sair atrás na disputa por uma vaga.

Novas mudanças

Várias mudanças foram feitas para que o Enem faça o papel de vestibular unificado para as universidades federais. Com as mudanças, o exame, que era realizado no mês de agosto, passa a ser feito em outubro, já com data marcada para os dias 3 e 4. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas, com início às 13h e encerramento às 17h30.
No domingo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, as provas vão começar às 13h e terminar às 18h30. A proposta do novo modelo é facilitar a vida dos vestibulandos que vão realizar as provas de diversas faculdades em uma só, evitando o deslocamento para outros estados.
Inscrições em Formiga
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Ifet) em Formiga está disponibilizando em seu laboratório de informática o acesso gratuito à internet, para que os estudantes possam fazer as inscrições até as 17h, desta sexta-feira no campus do Ifet, situado à Rua Padre Alberico, s/nº (Rua da Escola do Cemei), bairro São Luiz. Para efetuar a inscrição, são necessários CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço.

Imprimir
Comentários