O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu edital para 191.972 vagas temporárias, em todos os municípios do Brasil. Os aprovados trabalharão no Censo 2010. Em Minas Gerais serão mais de 19 mil vagas.
As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (26) e poderão ser feitas até 19 de março em postos existentes em todos os municípios, mas para inscrições via Internet o prazo será maior: até 4 de abril. O site para as inscrições é o da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). A taxa será de R$ 18.
O edital do processo seletivo simplificado para recenseador foi publicado no Diário Oficial da União do dia 5 de fevereiro. O tempo de contrato pode chegar até cinco meses.
Os candidatos terão de se inscrever na área de trabalho do município onde desejam trabalhar, lembrando que há municípios com mais de uma área de trabalho. Essa exigência também se aplica aos que se inscreverem pela Internet.
Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau), estar com 18 anos completos na data da contratação, ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não poderão concorrer servidores da administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios, os empregados de suas subsidiárias e controladas, bem como os contratados temporariamente nos últimos 24 meses.
As provas estão previstas para 30 de maio, simultaneamente em todo o país, em locais a serem divulgados a partir de 18 de maio. Haverá 50 questões objetivas de língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos gerais (10) e conhecimentos técnicos, baseadas no Estudo dos Conhecimentos Técnicos a serem aplicados no Censo Demográfico 2010 (20), conforme o anexo VI do edital.
Os classificados nas provas objetivas farão um treinamento, com caráter eliminatório e classificatório. A efetivação dos contratos de trabalho está condicionada ao resultado do teste final (item 11 do Edital). A previsão é de que o trabalho dos recenseadores seja concluído em até cinco meses. Eles serão pagos por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados, e também terão direito 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

COMPATILHAR: