A UFMG recebe entre 12 de agosto e 9 de setembro as inscrições para o Vestibular 2012. O edital está disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular www.ufmg.br/copeve. No valor de R$ 95, as inscrições devem ser feitas somente pela internet.
Para esta edição do concurso, que tem 76 cursos e 6.670 vagas, será considerada apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC. A segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012.
Só poderá concorrer ao Vestibular da UFMG o candidato que se inscreveu no Enem. Segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para ?equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos.
Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%.
No Vestibular UFMG 2012, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e somados aos 80 das provas específicas. Segundo a pró-reitora, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (Cepe) concluiu que ?o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas?.
Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. ?Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo, impactando a entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa acelera o nosso processo de seleção?, destacou.
Português
Sobre uma das mudanças no Vestibular UFMG 2012, que consiste na aplicação de uma nova prova de português ? Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A ? a 44 dos 75 cursos de graduação, a pró-reitora de Graduação esclareceu que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos alunos, além de manutenção da qualidade dos alunos que ingressam na universidade. ?A demanda partiu de diversos colegiados e órgãos colegiados da própria universidade, como a Câmara de Graduação, que julgaram que é necessário aprimorar as habilidades dos alunos que ingressam na universidade?, destaca.
Segundo a pró-reitora, o português é de extrema importância, pois o domínio desse conhecimento permeia todas as áreas do saber. ?Um dos colegiados que solicitou a prova de Português e Literatura foi, por exemplo, o de Matemática por entender que às vezes o aluno tem o raciocínio matemático, mas não tem capacidade de interpretar o que está sendo colocado para ele?, explica.
Livros
Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova Portuguesa e Literatura Brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas, aprovado pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe). O edital define também que a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Teatro e Dança, que deverão ler os livros Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância; de Graciliano Ramos. A obra Mar Absoluto, de Cecília Meireles, foi excluída da lista, por estar esgotada.
Outra alteração do edital é específica para os alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde que, além da prova de História, farão as de Matemática A e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A.
O edital dos programas das provas estará disponível ainda hoje na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no endereço www.ufmg.br/copeve.

COMPATILHAR: