Os profissionais da educação que se inscreveram para o 3º exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar da rede estadual devem ficar atentos. Para garantir a participação no exame todos os educadores devem confirmar a inscrição até o próximo domingo (10), pelo endereço http://www.makiyama.com.br/concursos/seemg. O participante que não fizer a confirmação terá sua inscrição cancelada.
A certificação tem validade de quatro anos e habilita o candidato aprovado a exercer o cargo de diretor de escola estadual. Podem se certificar apenas os servidores estaduais efetivos ou efetivados com atuação nas carreiras de professor de educação básica ou especialista em educação básica. Além disso, o servidor deve ter formação superior voltada para o magistério e ter obtido pontuação igual ou superior a 70 pontos na Avaliação de Desempenho Individual (ADI) de 2009 ou na última etapa da Avaliação Especial de Desempenho (AED).
A previsão é de que o exame seja aplicado no dia 21 de novembro de 2010. Os candidatos lotados em escolas vinculadas às Superintendências Regionais Metropolitanas (SRE) A, B e C farão prova em Belo Horizonte, os demais prestarão o exame nas sedes das SREs às quais estiverem vinculados. A prova terá duração de quatro horas e será composta por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta. O conteúdo será retirado do guia de estudos específico, organizado pela SEE e disponível no site da secretaria.
A certificação será concedida ao candidato que obtiver o percentual mínimo estipulado para cada competência. A listagem dos candidatos certificados será disponibilizada no ?Minas Gerais? e também no site da SEE até o dia 15 de dezembro, de acordo com o cronograma. Embora não garanta ao candidato a nomeação/designação ao cargo de dirigente escolar pretendido, a certificação é um requisito essencial para participar do processo de indicação de diretor de escola.
Professores certificados
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) já promoveu dois exames de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar de Escola Estadual, nos anos de 2006 e 2007. Nas duas edições anteriores foram certificados 11.364 educadores em todas as Superintendências Regionais de Ensino do Estado. Atualmente, 851 dos 853 municípios de Minas Gerais possuem professores certificados.

COMPATILHAR: