Instituto Butantan vai construir uma fábrica para produzir seis medicamentos contra o câncer, anunciou o governo de São Paulo nesta sexta-feira (23). A previsão é de que o local fique pronto em 2020 e os remédios sejam distribuídos para o Sistema Única de Saúde (SUS). Atualmente, o instituto já faz 13 tipos de soro e nove vacinas.

Os produtos que serão produzidos são anticorpos que servem de insumo em remédios contra o câncer, são eles: Trastuzumabe, Rituximabe, Bevacizumabe, Etanercepte, Adalimunabe e Palivizumabe.

Além dos remédios contra o câncer, o instituto fechou uma parceria para a produção de duas vacinas para o SUS: contra hepatite A e contra a tríplice acelular (dTPa).

Aniversário de 117 anos

Um dos principais centros de pesquisa do país, o Instituto Butantan fez 117 anos nesta sexta-feira. O instituto é especializado em soros contra picadas de cobras e aranhas e agora também de vacinas e remédios.

Em 1899, um surto de peste bulbônica assolava a região do porto de Santos, o que fez o Estado de São Paulo comprar a Fazenda Butantan para criar um laboatório de produção de soros, o que deu origem ao instituto.

IMPRIMIR

Fonte:

G1