O Instituto Inhotim anunciou que reabrirá neste sábado, 9 de fevereiro. O museu estava fechado desde o dia 25 de janeiro, quando a barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale se rompeu em Brumadinho.Há 150 mortos e 182 desaparecidos em consequência da tragédia.

De acordo com nota enviada pelo Instituto de Arte Contemporânea, a reabertura no sábado será com entrada gratuita para todos os visitantes.

“Estamos reabrindo no sábado com entrada gratuita para simbolizar que o Inhotim está de portas abertas para a comunidade nesse momento de dor. Acreditamos que a retomada das atividades do Inhotim será uma das principais forças para ajudar Brumadinho e a região a vencerem essa primeira etapa deluto. A saída para tudo isso seguramente passa por aquilo que o Instituto tem como seu maior patrimônio: cultura, arte, turismo, meio ambiente e educação”, disse o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi, em texto enviado à imprensa.

O instituto havia inicialmente previsto sua reabertura para 1º de fevereiro, mas reviu essa decisão. Ao anunciar que permaneceria fechado, o Inhotim declarou que “a tragédia provocou impactos diretos no Instituto, uma vez que, dos cerca de 600 funcionários que emprega, 80% moram na região. Desses, 41 têm familiares diretos desaparecidos ou com óbito declarado, e os demais procuram por amigos e pessoas conhecidas. O cenário está sendo diariamente avaliado pelo Comitê de Crise formado para entender os impactos do desastree traçar medidas em conjunto com os órgãos competentes em busca de minimizar danos”.

De acordo com Grassi, a prioridade da Instituição continua sendo prestar assistência à comunidade. Nesta quarta-feira, 6, os funcionários do Museu voltaram a trabalhar e participaram de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filme e rodas de conversa.

Acesso

O trecho da BR-381, que é o mais acessado para ir ao Inhotim, está liberado. Todos os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, estão bloqueados.

Ingressos

Sábado (9 de fevereiro) e quartas-feiras (exceto feriados): gratuito

Inteira: R$44

Meia: R$22

Horário de funcionamento

Terça a sexta: 9h30 às 16h30

Sábado, domingo e feriados: 9h30 às 17h30

IMPRIMIR

Fonte:

Estado de Minas