O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nessa segunda-feira (9), que o projeto de lei que garante o acesso a internet a alunos e professores da educação básica pública, foi vetado por Jair Bolsonaro (sem partido), em julho, porque o governo federal entende que o Brasil tem necessidades “mais urgentes”. 

“Quando eu olho e vejo 8,5 mil escolas sem saneamento básico, eu tenho que pensar onde colocar esse recurso. Eu prefiro atender algumas prioridades mais prementes da sociedade brasileira do que simplesmente dar um tablet com conexão”, disse Ribeiro durante entrevista à Rádio Bandeirantes. De acordo com o IBGE, 40 milhões de brasileiros não têm acesso à internet no país. O estudo foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) e números de 2019. Nos 12,6 milhões de domicílios do país em que não havia utilização da internet, os três motivos que mais se destacaram (84,8%) foram: falta de interesse em acessar a internet (32,9%), serviço de acesso à internet era caro (26,2%) e nenhum morador sabia usar a internet (25,7%).

Em outros 6,8% das residências, os moradores disseram que não havia disponibilidade de rede na área do domicílio e 5% alegaram o alto custo do equipamento eletrônico para conexão.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: