Quem já investe em Minas Gerais está satisfeito e pretende ampliar as participações e parcerias. Aos que ainda não estão em Minas, os interesses se ampliam a cada acesso a informações sobre as possibilidades de negócios oferecidas. A afirmação é do vice-presidente e diretor geral do Medef Internacional, Thierry Courtaigne, durante seminário de promoção comercial de Minas Gerais, na sede do Mouvement des Entreprises de France(Medef), na quinta-feira (30), em Paris.
O governador Antonio Anastasia proferiu palestra para mais de 50 investidores e empresários franceses, mostrando que Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais preparados para receber empresas e investimentos nos diversos segmentos da chamada ?nova economia?, como biotecnologia, microeletrônica, tecnologia da informação, indústria aeroespacial e energia renovável. O Medef é a instituição que representa os empresários da França, semelhante à Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Anastasia apresentou os resultados de Minas e as oportunidades de negócios. Mostramos nossos bons resultados em educação, saúde e infraestrutura. Conseguimos demonstrar, inclusive, o crescimento econômico de Minas nos últimos anos, maior que o do Brasil, e que os investimentos lá realizados têm retorno. Os empresários se interessaram pelas novas PPPs que apresentamos, com a possibilidade da exploração da nova fronteira do gás, a questão de energia, de saneamento, entre tantos outros. Estamos muito esperançosos porque os investidores europeus procuram novos mercados e Minas é, sem dúvida, uma alternativa muito positiva para esses investimentos, destacou.
Minas Gerais tem números expressivos. Empresários franceses que investem em Minas estão felizes e satisfeitos e sabem quem podem contar com o governo quando precisam. Percebo que o Estado está em primeiro lugar em todos os índices e queremos entender como acontece isso. E devido a uma excelente gestão pública, é a terra que mais acolhe investidores estrangeiros. Seu compromisso em aumentar esses investimentos, oferecendo boas oportunidades de negócios e infraestrutura adequada, é seu grande diferencial, disse o presidente do Medef.
O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado, também presente na Conferência, destacou a importância das parcerias entre empresas francesas e brasileiras. Temos um governo no qual nós, empresários, confiamos, além de uma infraestrutura muito grande de apoio às empresas. Trabalhamos para que pequenas e médias empresas francesas possam se juntar às pequenas e médias empresas brasileiras. Temos no Brasil aquilo que as empresas precisam: mercado. Vamos, juntos, identificar as oportunidades, ressaltou Olavo Machado.
Comércio bilateral
Entre 2003 e 2012, houve crescimento de 144,2% do comércio bilateral entre Minas Gerais e França. As exportações cresceram 69,7% e as importações 427,4%. No ano passado, a corrente de comércio entre Minas e França foi de US$ 668,49 milhões. O superávit comercial mineiro foi de US$ 34,74 milhões. Para Minas Gerais, em 2012, a França foi o 14º parceiro comercial nas exportações e o 9º nas importações. Em relação ao ranking de estados brasileiros, Minas Gerais é o 5º que mais exporta para a França e o 4º que mais importa.
De acordo com o conselheiro do Comércio Exterior da França, Charles-Henry Chenut, cuja missão é o de reforçar os laços entre o Brasil e a França, o potencial de Minas Gerais para receber mais investimentos é enorme, mas, para isso, o Estado precisa se tornar mais conhecido.
O Brasil é, certamente, um dos melhores países do mundo para investir. Os investimentos franceses vão, em primeiro lugar, para o Brasil, antes de irem para China ou Rússia. É um país que oferece uma garantia democrática, segurança jurídica, atratividade da economia e outro fato importantíssimo que é a proximidade cultural. Minas Gerais tem uma imagem muito boa, mas precisa se internacionalizar, tornar-se conhecida para vender mais. Por isso, a importância de eventos como esse. Muitas empresas francesas que querem o Brasil vão direto para Minas, explicou.

COMPATILHAR: