O Ipatinga proporcionou uma decisão inédita ao Campeonato Mineiro. O Tigre irá disputar o título contra o Atlético. As duas equipes jamais se enfrentaram em decisão. Quando disputou a final do estadual, em 2005 e 2006, o Tigre enfrentou o Cruzeiro.
Para chegar à final da competição deste ano, o Ipatinga precisou eliminar o Tupi nas quartas de final e o Cruzeiro. O Galo chegou à decisão depois de passar por América e Democrata. O primeiro jogo da decisão será neste domingo (25), às 16h, no estádio Ipatingão.
Atlético e Ipatinga se enfrentaram no início da competição. Pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, o Tigre empatou em 1 a 1 com o Galo. Jajá marcou para o Ipatinga e Muriqui empatou nos minutos finais.
Da inédita conquista de 2005 para cá, o Tigre saltou da Série C para a Série A do Brasileiro, alcançando visibilidade. A permanência na elite brasileira, no entanto, durou apenas uma edição (2008).
Secando o rival
?Primeiramente, foi merecida a classificação do Ipatinga. O Cruzeiro é o nosso grande rival. Todo mundo gostou de não ver o time deles na final e eu principalmente. Tudo em relação ao Cruzeiro eu penso negativo, porque tem sido um adversário difícil para mim ultimamente. Tem sido marcante. Foi contra eles que eu quebrei o braço, depois perdemos de 5 a 0 no ano passado, perdemos o título mineiro, então, eu mantenho uma grande rivalidade com eles?, disse Diego Tardelli, em entrevista ao jornal Lance.
A ausência do Cruzeiro na final facilita?
Tardelli: ?Pelo contrário. Vai ser mais difícil ainda porque jogar contra equipes do interior que atuam bem fechadas no Mineirão é sempre duro. Ainda mais o Ipatinga, que fez uma bela campanha e mereceu estar na final, assim como o Democrata. Fica aquela cobrança por ser o Atlético, clube de muita tradição, mas não será fácil. A torcida tem de entender, ter paciência e seguir nos apoiando como ela tem feito?.
Calendário, o eterno problema
Para Zezé Perrella, uma das soluções para o calendário Brasileiro é o fim dos estaduais e a volta dos regionais. ?O campeonato estadual não tinha que existir. Nós tínhamos que ter um Brasileiro maior e acabar com os estaduais. Você disputar uma Libertadores de repente com um jogo decisivo do Campeonato Mineiro, isso é uma tragédia. Se esse jogo no Chile não tivesse acontecido, o Adílson teria jogado com o time completo seguramente?, disse o presidente do Cruzeiro, que defendeu o retorno de torneios como Rio-São Paulo e Sul-Minas. ?Sou a favor. A Sul-Minas era um sucesso e acabaram com ela para atender interesses do Campeonato Paulista, foi uma pena?, lamentou.
Falando em calendário…
Fica um alerta para o Formiga Esporte Clube. Sabe-se lá qual a razão, o FEC enfrentará o Poços de Caldas pelo returno na penúltima rodada do Módulo II no dia 11 de maio, uma terça-feira. Seria uma data ?normal? se seus adversários no grupo ? Guarani e URT ? não se enfrentassem pela mesma rodada três dias antes (8 de maio). Como a rodada final será disputada dia 16/05, FEC e Poços de Caldas terão apenas 4 dias de preparação, enquanto seus adversários (URT e Guarani, respectivamente), terão 8 dias. Não deu para entender essa…

COMPATILHAR: