No domingo (11) foi fundada em Formiga a Irmandade dos Moçambiqueiros Nossa Senhora da Conceição (IRMONSC).

O evento ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Formiga e Região (STTR). Na ocasião, foi escolhida a primeira diretoria e conselheiros da irmandade. Ficou definido como presidente, Marcos José Costa Cunha e vice-presidente, Wellington Jacinto do Couto.

O presidente eleito, Marcos José Costa Cunha agradeceu a confiança e pediu empenho da equipe. ?Estou muito feliz em assumir tão importante cargo e peço o apoio de todos os conselheiros, para que juntos realizemos um belo trabalho?, disse.

A sede da irmandade funcionará provisoriamente na rua Alberto Soraggi, 25, no bairro Santa Luzia e conta com integrantes de vários bairros da cidade.

Moçambiqueiros

Os moçambiqueiros são os foliões dos Ternos de Congo e Folia de Reis. Eles são responsáveis por hastear e descer as bandeiras assim como levar e buscar o reinado no domingo.
Os foliões receberam essas funções por ter conseguido retirar a Santa (Titulada de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida ou ainda Imaculada Conceição como é conhecida em Portugal) da gruta.

O Terno de Congo e a Folia de Reis são festas católicas que homenageiam os santos Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e celebram a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.

COMPATILHAR: