O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começou a enviar os comprovantes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), ano base 2009, para os segurados que precisam do documento para prestar contas à Receita Federal. Ao todo, serão postados 7.592.618 extratos para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do órgão.
Receberão os comprovantes os contribuintes cujo benefício mensal foi igual ou superior a R$ 717,30, metade do valor limite de isenção para pessoas com idade superior a 65 anos, que foi de R$ 1.434.59, no ano passado.
Para os demais beneficiados, estarão disponíveis na página da Previdência Social, a partir de 1º de março, seus demonstrativos. Para ter acesso, é preciso ter o número do benefício, a data de nascimento, nome de quem recebe o benefício e o CPF. Aqueles que desejarem também poderão retirar o documento nas agências da Previdência Social a partir da mesma data.
O demonstrativo pode ser usado como comprovante de renda. A Receita Federal do Brasil receberá as declarações entre os dias 1º de março e 30 de abril.

COMPATILHAR: