Vindo de uma atuação muito ruim na Copa Libertadores e que resultou em derrota por 4 a 0 para o Estudiantes na Argentina, o Cruzeiro terá nesta terça-feira, a partir das 20h30, no Mineirão, a oportunidade de se redimir junto ao seu torcedor. O time enfrentará o Ituiutaba no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro.
O mando da partida desta terça-feira será do Ituiutaba. O clube do Pontal foi impedido de atuar na Fazendinha pelo fato de o estádio ituiutabano não atender à capacidade mínima de dez mil espectadores. A escolha do Mineirão se deveu à maior possibilidade de faturamento com a renda em relação aos estádios alternativos, que eram o Uberabão, em Uberaba, e o Parque do Sabiá, em Uberlândia, ambas cidades do Triângulo Mineiro.
Nessa semifinal, o Cruzeiro, dono de melhor campanha na fase de classificação, entrará com a vantagem de jogar por dois empates ou por vitória e derrota com mesmo saldo de gols. Diante disso, o Ituiutaba terá que vencer ao menos uma das partidas na capital.
No ano passado, os dois clubes também se enfrentaram na semifinal em dois jogos em Belo Horizonte. Houve empate por 4 a 4 no jogo de ida e vitória cruzeirense por 3 a 1 no duelo decisivo.
Mais uma vez, o Cruzeiro entrará como favoritíssimo à conquista da vaga na decisão contra Atlético ou Rio Branco. O time celeste é o único invicto na disputa, com nove vitórias e quatro empates.
O Ituiutaba também tem motivos para acreditar em uma classificação. O time foi o terceiro da primeira fase e eliminou o Democrata nas quartas-de-final com vitórias por 1 a 0, em Ituiutaba, e por 2 a 1, no Mineirão, na quinta-feira.
A equipe do Triângulo Mineiro jogará nesta terça-feira desfalcada do armador Lúcio Flávio, expulso na vitória sobre a Pantera em Belo Horizonte. O experiente técnico Nedo Xavier poderá reforçar o meio-campo com a entrada de Marquinhos ou arriscar um pouco mais com a escalação do atacante Paulinho Pedalada.
Seja no esquema 4-5-1 ou no tradicional 4-4-2, o Ituiutaba promete marcação forte sobre o Cruzeiro e explorar os contra-golpes.
Na primeira fase do Mineiro, o desempenho do Boa como visitante foi modesto: venceu apenas o Uberaba por 1 a 0. O time colheu ainda dois empates por 1 a 1, contra Guarani e Uberlândia, e duas goleadas por 4 a 1, frente a Democrata-GV e ao rival Cruzeiro.
O Cruzeiro tentará tirar proveito de jogar em casa para confirmar os bons números na Pampulha pelo Mineiro. Em oito jogos, o time venceu seis, empatou dois, marcou 24 gols e sofreu dois: aproveitamento de 83,33%.
A equipe azul jogará sem Thiago Heleno e Fabrício, suspensos. Por outro lado, ela terá o retorno do Gladiador Kléber, artilheiro do Cruzeiro na temporada com 11 gols em dez apresentações. No segundo tempo, a atração poderá ser o armador Wagner, ausente dos últimos cinco jogos por conta de uma torção no tornozelo esquerdo. Ele ficará no banco de reservas.
O garoto Bernardo tende a começar como homem de criação, enquanto Soares deve formar a dupla de ataque com Kléber. O técnico Adílson Batista não esconde a preferência por um velocista ao lado do artilheiro. (UAI)

COMPATILHAR: