No sábado passado (4), os alunos do 1º período de engenharia ambiental promoveram a IV blitz ambiental. O evento contou com a colaboração do coordenador do curso, professor Leyser Rodrigues Oliveira, e foi realizado em três diferentes pontos da cidade: em frente em Banco do Brasil, na ponte que liga os bairros Centro e Engenho de Serra e no Terminal Rodoviário.
Com o objetivo de promover a conscientização ecológica entre a comunidade formiguense, os acadêmicos distribuíram aos motoristas e pedestres, gratuitamente, kits contendo sementes e mudas de plantas, folderes educativos e dispositivos de coleta de lixo para veículos.
Segundo o professor Leyser, durante a ação, cerca de 2.400 mudas foram distribuídas. ?Realizamos a IV blitz ambiental com um duplo objetivo: integrar o aluno com o curso e a sociedade e presentear Formiga pelos 153 anos, comemorados no dia 6 de junho. Com o plantio das mudas distribuídas, aos 20 anos de idade, essas árvores já terão sequestrado em torno de 480 toneladas de CO2, o que equivale a todas as emissões de 180 automóveis movidos a gasolina durante um ano?.
Segundo as alunas Lorena Rocha da Paz e Bruna Regina Chagas Lima, ambas do 1º período, o evento foi uma oportunidade de conhecer, na prática, os cuidados com as mudas e as diferenças entre espécies. ?Todos na sala se envolveram na busca de patrocínios e na montagem e distribuição dos kits. Esse processo nos chamou a atenção para questões que, antes, não percebíamos, como os procedimentos de plantio e as técnicas de reciclagem de óleo, por exemplo?, afirmaram.
O tema do evento foi ?2011 ? O Ano Internacional das Florestas?, em contexto com a ONU (Organização das Nações Unidas) e com o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
Apoio
A atividade contou com o apoio do IEF (Instituto Estadual de Florestas), Associação Nordesta de Reflorestamento, Prefeitura de Pains, Verde Minas Georreferenciamento, Total Agroindústria Canavieira, Feama (Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente), Nasa Engenharia, Rádio Líder FM, Gráfica São Geraldo, Abelha & Mel Confecções, Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), SegMinas, Cooperativa Agropecuária de Formiga, Secretaria de Meio Ambiente de Formiga, Retífica Senna Motors, Cemig, Sogás Ltda., Condomínio Mangueirão II, Foco Odontologia, BFA Intercâmbio e Polícia Militar de Minas Gerais.

COMPATILHAR: