O fundador da Amazon, Jeff Bezos, deixará o cargo de CEO da companhia nesta segunda-feira (5) depois de 27 anos.

Entre os planos para seu futuro, o bilionário vai participar de um voo espacial no próximo dia 20 de julho. Esta será a primeira viagem tripulada da Blue Origin, empresa aeroespacial de Bezos.

Seu substituto na liderança da gigante do varejo será Andy Jassy, que atualmente comanda a Amazon Web Services (AWS), o importante braço de serviços de armazenamento e processamento de dados da empresa.

A troca na liderança foi anunciada em fevereiro, e a data oficial para a transição, de 5 de julho, revelada no final de maio. A data foi escolhida por marcar o aniversário de 27 anos da companhia, criada em 1994.

Bezos continuará na Amazon, mas ocupará o cargo de presidente-executivo do conselho. Em 1º de julho, o empresário figurava como a pessoa mais rica do mundo no ranking de bilionários da Bloomberg, com fortuna estimada de US$ 199 bilhões.

Viagens espaciais e filantropia

Quando anunciou a saída da liderança da Amazon, Bezos disse que teria mais tempo e energia para focar no jornal “Washington Post”, do qual também é dono desde 2013, na Blue Origin e em suas entidades filantrópicas Day One Fund e Earth Fund.

O primeiro grande passo será a viagem espacial turística marcada para 20 de julho. A cápsula New Shepard fará o seu primeiro voo tripulado e contará com a presença do irmão do empresário, Mark Bezos.

A ação da Blue Origin deve marcar o início de uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas.

Além de convidados como Wally Funk, uma astronauta pioneira de 82 anos, os assentos da aeronave foram leiloados. Um dos lances chegou a US$ 28 milhões, disse a empresa.

Quem é o sucessor de Bezos na Amazon

Jassy entrou na Amazon em 1997 e esteve envolvido com o serviço de nuvem AWS desde sua concepção, em 2003. A divisão foi lançada oficialmente em 2006.

Em abril de 2016, ele passou do cargo de vice-presidente sênior para CEO da AWS. O segmento de hospedagem é o mais lucrativo da companhia.

Fonte: G1

COMPATILHAR: