A candidata a prefeita de Formiga pelo PT, Joice Alvarenga, explicou-se, por meio de um vídeo, sobre a questão de que seus familiares eram beneficiários do programa Bolsa Família, matéria veiculada na imprensa local, neste sábado (29).
De acordo com Joice Alvarenga, antes do debate entre os candidatos a prefeito, que ocorreu na quinta-feira (27), o candidato Eugênio Vilela/PV a procurou e lhe entregou um documento, em que constava que familiares da candidata eram cadastrados no Programa Bolsa Família. O documento é datado de 3 de janeiro de 2007, um dia após do falecimento do pai de criação de Joice Alvarenga.
A candidata explicou que seu pai de criação, Sebastião José da Silva, conhecido como Sebastião Pernambuco, sofreu um acidente e foi encaminhado ao hospital em Belo Horizonte. No dia 2 de janeiro de 2007, meu pai veio a falecer. Para retirar o corpo do IML era necessário a documentação de algum membro da família. Eu não tenho o nome dele em meus documentos, então, não tinha como eu retirar o corpo do meu pai. E seus familiars mais próximos residem em Pernambuco e não tinham condições de se deslocar até a capital mineira para liberar o corpo. Já que somente com este documento eu consegui liberar o corpo do meu pai, que foi sepultado no Cemitério Parque da Saudade, disse.
Na época, o então secretário de Desenvolvimento Humano, Jaderson Teixeira teve a ideia de lavrar um documento declarando que a candidata era cadastrada no Bolsa Família, provando assim, que fazia parte da mesma família de Sebastião.
Desde 2004, havia um cadastro da minha família no programa e ele nunca foi utilizado. O Jaderson Teixeira me encaminhou por meio de fax essa certidão, que agora está sendo utlizada como instrumento para manchar a minha campanha eleitoral e minha moral.
A redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias ouviu o candidato pelo PV, Eugênio Vilela, e ele confirmou que teve acesso ao documento e que na quinta-feira entregou à candidata Joice Alvarenga, e afirmou que não usaria ele [o documento] nem no debate e nem no decorrer da campanha. Acho que o prefeito e a candidata precisam dar explicações à população. Mesmo porque eu não posso provar a autenticidade do documento, por ser um documento de posse da Prefeitura e, em janeiro de 2007, nem sequer vereador eu era. Da mesma forma que eu recebi este documento, outras pessoas também podem ter recebido e tê-lo encaminhado a terceiros e aos órgãos de imprensa.
O atual secretário de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos da Silva, também foi ouvido pelo Nova Imprensa e por este portal. No Bolsa Família, há cerca de 7 mil cadastrados, porém, aproximadamente 2.400 famílias recebem o benefício. Isso prova que nem todos os cadastrados são beneficiários do programa.
Confira a explicação do prefeito Aluísio Veloso pelo vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ONn1OT9Il7I e o da candidata sobre o assunto no vídeo abaixo.

COMPATILHAR: