Em janeiro de 2011 acontece a última viagem da Jornada Científica, projeto de extensão da USP, ao município de Córrego Fundo. A viagem encerra um ciclo de quatro anos de experiências tanto para a cidade quanto para os voluntários. Os ?jornadeiros mirins?, crianças da cidade mineira que receberão ensinamentos sobre higiene, saúde e alimentação para evitar doenças e ajudar a melhorar a qualidade de vida da sua cidade, são a novidade do próximo ano.
A jornada científica dos acadêmicos de farmácia e bioquímica, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), é um projeto de extensão universitária, no qual alunos voluntários atuam numa cidade carente, utilizando conhecimentos da área de atenção farmacêutica. Outro ponto a ser ressaltado sobre o projeto é que ele proporciona aprendizado científico, humanitário e social, a seus voluntários, conhecidos como jornadeiros.
Na viagem, que ocorrerá de 10 a 26 de janeiro de 2011, os alunos, além de dividir seus conhecimentos com a população, realizam exames parasitológicos, de diabetes, hipertensão, colesterol e anemia. Para participar do projeto, cerca de 150 alunos participam de treinamentos teóricos e práticos feitos durante o segundo semestre. Depois dos treinamentos há uma prova, que seleciona os 36 voluntários que viajam para Córrego Fundo.
A jornada tem história
Criada em 1966 por alunos da FCF-USP, o projeto foi interrompido nos anos 70, com o surgimento do Projeto Rondon e a ação da ditadura militar. Em 2003, a jornada foi retomada por alunos e professores, na cidade de São Miguel do Arcanjo, em São Paulo. Nos anos seguintes, o projeto viajou até a cidade de Olhos D´água, em Minas Gerais, para finalmente, no ano de 2008, iniciaram-se as atividades em Córrego Fundo, cujo encerramento se dará em 2011.
Atenção Farmacêutica
Atenção Farmacêutica é uma área das Ciências Farmacêuticas que se dedica à conscientização da população com relação ao uso correto de medicamentos. Também cuida de hábitos de saúde, higiene e alimentação, visando aproximar o farmacêutico de seu papel social.

COMPATILHAR: