A edição desta quinta-feira do jornal espanhol El País saiu com uma foto falsa de um homem que seria Hugo Chávez. O periódico optou por paralisar a distribuição desta edição após indentificar que o homem entubado em uma cama de hospital que aparece na imagem não se tratava do presidente venezuelano.
A imagem falsa, enviada por uma agência de notícias para o jornal, também foi retirada de sua edição online, onde, um comunicado afirma que sua permanência do site foi de aproximadamente meia hora.
O jornal alegou que não conseguiu verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem, fornecida pela agência Gtres Online.
Após constatar que a foto oferecida não era do presidente venezuelano, o jornal espanhol paralisou a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda, diz nota publicada na versão online do jornal.
Segundo a conta no Twitter do ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, a foto é proveniente do vídeo de uma cirurgia de outra pessoa (um paciente com acromegalia, uma doença hormonal), tirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube.
Em outro tweet, o ministro venezuelano comentou que a foto é tão grotesca quanto falsa.
O presidente venezuelano está hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando passou por uma cirurgia para o tratamento de um câncer.

print
Comentários