O jornalista William Waack, da Rede Globo, se tornou um dos assuntos mais mais discutidos nas redes sociais nesta quinta-feira (27), depois que seu nome apareceu em documentos divulgados no site Wikileaks, demonstrando que Waack seria um informante regular dos Estados Unidos. O tema fez com que o assunto atingisse o topo dos Tranding Topics Brasil.
Nos trechos divulgados pelo site, Waack é citado três vezes como informante da Casa Branca. Dois dos documentos que mencionam seu nome, considerados confidenciais, relatam as eleições presidenciais brasileiras. Em um deles, a Embaixada Americana teria elogiado a postura do jornalista, que mostrou o lado positivo das relações entre os dois países em maio de 2008, quando houve a visita de um porta-aviões norte-americano.
Segundo os documentos, o jornalista da Rede Globo reportou aos americanos em fevereiro de 2010 que um fórum econômico em São Paulo deixou as seguintes impressões sobre os possíveis candidatos à presidência: Ciro Gomes era o mais preparado, Serra era claramente competente e Dilma era incoerente.
Em 2009, o jornalista errou previsão sobre união de Aécio Neves com José Serra. Ele apontou que Serra e Aécio Neves já haviam selado a paz para uma candidatura a presidente e vice, respectivamente, no ano seguinte. A profecia, como todos sabem, não se confirmou. Aécio tentou encabeçar a candidatura tucana à presidência, mas acabou tentando o Senado por Minas Gerais.

COMPATILHAR: