Pelo segundo ano consecutivo, os jornalistas brasileiros escolheram a Companhia Energética de Minas Gerais ? Cemig como Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas, no setor de energia elétrica. O prêmio, concedido pela revista Negócios da Comunicação, foi entregue na terça-feira (18), em São Paulo, com a presença das empresas escolhidas nos 31 segmentos econômicos avaliados.

Para a seleção dos vencedores foi enviado um link de acesso a 25 mil jornalistas de todo o País. Os profissionais da imprensa também podiam se cadastrar para participar da pesquisa. Foram computadas as respostas encaminhadas entre os dias 1º e 31 de julho deste ano, e o resultado auditado pela BDO, uma consultoria britânica, e divulgado no site http://portaldacomunicacao.uol.com.br/Premio.

O prêmio ?As Melhores Empresas que se Comunicam com Jornalistas? visa reconhecer a qualidade do relacionamento que as companhias mantêm com os jornalistas e ressaltar o nível de tratamento que elas conferem aos profissionais da imprensa quanto ao acesso, disponibilização e facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais.

A empresa
A Cemig, com sede em Belo Horizonte, atua em 23 Estados brasileiros e está presente nas bolsas de São Paulo, Nova York e Madri. A Empresa tem buscado diversificar os canais de relacionamento bem como agilizar as respostas às demandas da imprensa. O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Luiz Henrique Michalick, explica que, com a crescente utilização da internet e das mídias sociais, a imprensa tem tomado conhecimento dos fatos de forma muito mais ágil e as empresas precisam acompanhar essa rapidez no atendimento.

?A Cemig foi a primeira empresa do Brasil a registrar um domínio.com.br ainda na década de 80, e, desde 2009, também atua no ambiente da internet com uma comunicação de mão dupla, onde os internautas têm acesso direto à Empresa?, explica o diretor.

A equipe de comunicação da Cemig é composta por profissionais que desempenham atividades de atendimento institucional e produção de reportagens para divulgação externa, por meio de releases, portalwww.cemig.com.br, blogs e mídias sociais. No interior do Estado, a Companhia conta com agentes de relacionamento com a mídia nas regiões metropolitana, Norte de Minas, Leste, Zona da Mata, Sul de Minas, Triângulo e Oeste.

Levantamento realizado pela Cemig demonstra que, no ano passado, foram atendidas cerca de 5 mil solicitações da imprensa nacional e internacional, entre demandas de informações, entrevistas e material institucional, um aumento de 16% em relação a 2010.

COMPATILHAR: