Da Redação

Uma jovem de 19 anos foi vítima de um assalto, na noite dessa segunda-feira (3), na rua João Aureliano Gonçalves Teixeira, no bairro Vila Didi, em Formiga.

Segundo a PM, a jovem seguia pela via quando foi surpreendida por um homem que, de posse de uma faca, exigiu que ela entregasse o celular.

Após o roubo, o indivíduo fugiu sentido ao Centro da cidade. A PM identificou um suspeito, mas ninguém foi preso.

A Polícia Militar orienta as pessoas que evitem expor celulares em locais de pouco movimentação, sobretudo no período da noite, para não chamarem a atenção de criminosos.

Além disso, o 63º Batalhão orienta as pessoas a manterem o GPS do aparelho ligado para facilitar na localização do celular. Também é importante saber o número de identificação, o Imei (International Mobile EquipmentIdentity – sigla em inglês) do aparelho.

O Imei é um número de identificação que todo celular tem e serve para que operadoras e fabricantes verifiquem as características de um telefone. Essa identificação também é útil para resolver casos de roubo, perda e para receber os benefícios oferecidos pela garantia do fabricante.

Para saber o Imei do aparelho basta digitar *#06# e o número aparecerá na tela. Esse número deve ser anotado e guardado.

De posse do Imei, a Polícia Militar poderá no ato de apreensões e/ou abordagens a pessoas suspeitas, identificar a origem dos aparelhos e comprovando as irregularidades, prender os criminosos por  receptação.

Em caso de roubo, a vítima deve proceder da seguinte forma:

Entrar em contato com a operadora e de posse do número da série, bloquear o aparelho para inutilizá-lo.

Evitar a exposição do aparelho em locais de grande movimento. Se precisar atender uma chamada ou acessar a rede social, procurar um local que seja mais protegido.

Evitar carregar o celular expondo-o, para não atrair a atenção de pessoas mal intencionadas.

Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, evitar deixar o celular em cima da mesa.

Em caso de assalto, não reaja. Procure guardar o máximo de características do indivíduo para repassar a Polícia Militar.

 

 

Fonte: Polícia Militar||

COMPATILHAR: