A Medalha Desembargador Hélio Costa é uma honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais àqueles que, de alguma forma, prestaram ou prestam serviços de relevância no ou ao Poder Judiciário.
Todo ano, as Comarcas por meio de escolha democrática, indicam os agraciados. Em 2013, a Comarca de Arcos, atendendo a indicação unânime da comissão especial constituída, homenageou o juiz de direito, Dr. Joaquim Morais Junior que, transferido de Formiga para Arcos, prestou por lá relevantes serviços por quase 8 anos.
A solenidade, sob a presidência do diretor do Foro, juiz de direito Fernando de Moraes Mourão, ocorreu no Fórum Senador Magalhães Pinto, na sexta-feira (13) e contou com presença de aproximadamente 120 pessoas, dentre autoridades locais dos poderes públicos e representantes de entidades, autarquias, clubes de serviços, associações das sociedades civis e militares.
Uma banda local abrilhantou a solenidade e encantou os presentes.
Todos os que fizeram uso da palavra, o diretor do Foro (Dr. Fernando); o prefeito, RobertoAlves; o presidente da Câmara, Ralph Carvalho); o presidente da OAB, Rodrigo Gonçalves; além do conselheiro Regional da OAB local, João Carlos, sem exceção, fizeram questão de relembrar as qualidades que marcaram e marcarão para sempre a passagem do magistrado pela Comarca.
As inúmeras qualidades e o caráter de Dr. Joaquim foram destacados por todos que, sem exceção a ele se dirigiram com emoção e reconhecendo que ali não estava apenas o respeitável e competente magistrado que, mas uma figura ímpar daquele que ao longo do tempo tornou-se um grande amigo de todos.
Aliás, conforme afirmaram o prefeito e presidente da Câmara, homens mais afeitos ao convívio mais íntimo com a população, este é também o sentimento de todos os arcoenses que, naquele momento, faziam da honraria concedida pelo TJMG, um símbolo da gratidão e do respeito que a cidade de Arcos nutre por aquele que, durante tanto tempo, trabalhou em prol de tantos que dependeram de sua intervenção para que a Justiça e o respeito à Lei prevalecessem.
Outros magistrados que já trabalharam com Dr. Joaquim e por diversas razões não puderam estar presentes à solenidade enviaram missivas, algumas delas lidas na ocasião, também mostrando gratidão e relembrando as qualidades do homenageado, que justificam a honraria ora a ele outorgada.
Da cidade de Formiga, alguns amigos cientes da homenagem lá estiveram, dentre eles o também juiz de Direito, Dr. Altair Resende de Alvarenga, acompanhado de sua esposa.
Em seu agradecimento, Dr. Joaquim, mais uma vez demonstrando grande humildade (uma de suas qualidades mais marcantes) e mais uma vez demonstrando o que sempre perseguiu em sua vida – praticar a Justiça – visivelmente emocionado, agradeceu em especial sua noiva, Fernanda e dividiu com todos os seus colaboradores do mais subalterno ao mais graduado, a honraria, que para ele não é individual, é coletiva e que naquele momento, ele recebia em nome de todos.
Na mesma data, os juízes Dr. Múcio Monteiro da Cunha Magalhães Junior e Dr. Leonardo Antônio Bolina Filgueira que prestaram serviço na mesma Comarca ? 2ª. Vara ? tiveram seus retratos inaugurados na galeria existente no Fórum.

COMPATILHAR: