O juiz de direito titular da Vara da Infância e da Juventude, Richard Fernando da Silva, fez uso da ?Tribuna do Povo? na Câmara Municipal nesta segunda-feira (22) para falar sobre o uso de drogas, que está se tornando cada vez mais constante em Formiga.
Richard Fernando disse que estava mais uma vez na Casa para uma missão. ?Compareço nessa tribuna como tom de convocação. Estou preocupado com o exército de usuários de drogas que cresce a cada dia na nossa cidade. Por que cresce esse exército? Há uma falha do Judiciário? O Legislativo está dormindo? O Executivo não faz nada? Esse exército está crescendo pro falta de prevenção. Temos medidas repressivas sendo aplicadas todos os dias em Formiga, por sinal por meio do comissariado de menor. Todos os dias, o responsável pelo comissariado José Lopes Filho, me apresenta uma ocorrência envolvendo um adolescente em situação de uso de substância entorpecente. Isso é uma atividade preocupante?.
O juiz destacou ainda que os índices contra o patrimônio estão em alta no município. ?Quem está invadindo o nosso patrimônio? São esses adolescentes e pós-adolescentes, que praticam crimes contar o patrimônio com um único objetivo: comprar substâncias entorpecentes. O que fazer com estes? As medidas do Poder Judiciário estão atuantes, mas todo dia está tendo um novo recrutamento. Neste momento, em alguma escola ou praça, alguém está sendo aliciado a experimentar uma substância entorpecente. Nós precisamos eliminar ou diminuir esse recrutamento por meio de campanha de prevenção?.
Richard Fernando disse ainda que precisará dos serviços dos vereadores. ?Precisamos ir para o local de recrutamento. O usuário não tem mais condição real de vida, pois lhe é tirado principal, a sua capacidade de decidir. É hora de sairmos de nossas cadeiras e irmos até as escolas?.
De acordo com o juiz de direito, está sendo elaborada para o mês de setembro uma campanha de prevenção ao uso de substâncias entorpecentes. Na ocasião, ele convidou os vereadores para acompanhá-lo às salas de aula. Serão 120 atividades de combate às drogas que serão implantadas nas escolas e nas praças. O lema é ?Diga sim à vida, diga não às drogas?. ?Essa é a intenção. Nas escolas eles [adolescentes] estão à nossa disposição. As diretoras estão agradecendo esta iniciativa. Já temos o apoio incondicional da Polícia Civil. Todos os membros da polícia darão palestras nas escolas, seja na área urbana ou rural. Vou estender isso às empresas. Não é só os adolescentes não, o empregado também encontra nas drogas uma saída para o alívio. A campanha é muito simples e precisamos dar importância à educação, pois ela muda as pessoas e estas mudam o mundo. Essa é uma convocação à Câmara de vereadores?.

COMPATILHAR: