A turbulência global provocou uma onda de precaução entre bancos e financeiras que, a partir desta quarta-feira, vão aumentar as taxas de juros para a compra de carros novos e usados em até 25%. Ontem, as concessionárias de veículos foram orientadas pelas instituições financeiras a fecharem contratos pendentes, pois a partir de hoje seriam entregues novas tabelas.
Segundo o economista Ayrton Fontes, da MSantos, empresa especializada no varejo de automóveis, o aumento de juros é uma ação preventiva, pois os bancos brasileiros têm apenas 8% dos empréstimos captados no exterior e poderiam manter as taxas atuais. Pesquisa feita pelo economista junto a seis grandes bancos constatou que as novas tabelas que chegam a partir de hoje vêm com aumentos de 10% a 25% nas taxas mensais. Quem operava com 1,38% passa a cobrar 1,65% mensais. Planos com juros a 1,48% ao mês vão para 1,8%. Os prazos, por enquanto, não serão alterados e chegam a até 72 meses, embora o plano preferido pelos consumidores seja o de 48 meses.
Os juros baixos e os prazos longos têm alimentado o mercado de carros novos, que voltou a crescer depois de registrar queda em agosto. Até segunda-feira (dia 29), foram vendidos 252 mil veículos no mês passado e a previsão é de encerrar setembro com mais de 260 mil unidades, o que significaria aumento de 6% em relação a agosto, mês em que os negócios haviam caído 15% em relação a julho.
Faltando um dia para fechar o mês (os dados de ontem não estavam computados), esse já foi o melhor setembro da história em vendas. No acumulado do ano até o mês passado, foram vendidos até agora 2,19 milhões de veículos, 26% a mais que no mesmo período de 2007.

COMPATILHAR: