A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) entrou com um mandato de segurança coletivo contra o Estado de Minas Gerais a fim de receber informações sobre o pagamento do 13º salário do servidor público estadual. A exigência é de que a quitação ocorra até o próximo dia 20 deste mês.

De acordo com informações obtidas junto à assessoria da associação, na sexta-feira pasada (7), por meio de um despacho do desembargador Armando Freire, o governador Fernando Pimentel (PT) foi intimado a prestar esclarecimentos sobre o assunto, num prazo de 72 horas.

Em determinado trecho da intimação,  Freire explica os motivos para tomar tal decisão.

“Importante destacar que o 13º salário é verba essencial, de natureza alimentar, e há muito tempo é utilizado por todos os servidores para a quitação de dívidas, pagamentos de tributos, taxas e impostos que possuem sua maior incidência no início do ano seguinte. Some-se a isso que devido ao fracionamento do salário milhares de servidores estaduais contrataram antecipação bancária do 13º salário, cujo vencimento será no dia 20 de dezembro deste ano”, explica.

O prazo começa a contar nesta terça-feira (11) e se encerra na próxima quinta-feira (13).

Reunião

O chefe de relações trabalhistas do governo de Minas Gerais, Carlos Calazans,  esteve na tarde desta segunda-feira em uma reunião com os polícias civis por causa da paralisação iniciada nesta manhã no Detran.  Ele prometeu aos servidores articular uma saída para o parcelamento de salários e do 13. “Enquanto eu faço esse esforço, pedi que eles normalizassem o atendimento no Detran, disse Calazans.

O representante do governo afirmou ainda que na sexta-feira está programada uma reunião com a equipe que analisa a folha de pagamento e que, após esse encontro, ele vai dar uma resposta aos servidores.

Parte superior do formulário

 

 

Fonte: O Tempo ||

COMPATILHAR: