Gleiton Arantes

A Justiça Eleitoral, por meio do juiz Rafael Guimarães Carneiro, publicou na quarta-feira (27), o edital nº 036/2016, com a lista dos mesários que trabalharão nas Eleições deste ano, no dia 2 de outubro.

As cidades de Formiga, Córrego Fundo e Pimenta compõem a 114ª zona eleitoral. Serão 688 mesários que trabalharão em Formiga, divididos em 172 seções (quatro em cada); 60 mesários na cidade de Córrego Fundo, distribuídos em 15 seções e 88 mesários em Pimenta, que conta com 22 seções.

Segundo informou o chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Marcos Eugênio Lopes, os mesários foram convocados em junho deste ano, por meio de correspondências via Correios. Os treinamentos ocorreram neste mês, com duração de um dia. Os convocados da cidade de Pimenta participaram da capacitação na própria cidade, já os de Córrego Fundo e de Formiga participaram do treinamento em Formiga.

De acordo com o edital, o mesário que não comparecer ao local, em dia e hora determinados para a realização do pleito, sem justa causa apresentada até 30 dias após a Eleição, ficará sujeito ao pagamento de multa prevista na legislação eleitoral, cujo valor será estipulado pelo juiz.

As pessoas convocadas que concorrerão a um cargo público e aquelas que são parentes de segundo grau de algum candidato não poderão trabalhar nas Eleições. “Os que ficarão impossibilitados de trabalharem devem fazer um pedido de substituição antecipadamente ao juiz eleitoral, a partir daí, ele vai estudar cada caso”, explicou Marcos Eugênio.

As Eleições ocorrerão no dia 2 de outubro, das 8h às 17h. Os mesários deverão estar nas respectivas seções às 7h. Em relação aos dias de folga, os convocados ganharão dois dias úteis em decorrência do treinamento e mais dois dias referentes ao dia da Eleição.

A cidade de Formiga conta atualmente com 54.392 eleitores. Em Córrego Fundo são 5.211 pessoas aptas a votarem e em Pimenta 7.091 eleitores. Nas eleições serão escolhidos o futuro prefeito, vice e vereadores de Formiga e das duas cidades vizinhas.

Confira a lista dos mesários

 

Fonte: Cartório Eleitoral ||

COMPATILHAR: