Mesmo afastados dos cargos desde 29 de março deste ano, as candidaturas dos vereadores Rosimeire Mendonça (Meirinha) e José Aparecido Monteiro (Zezinho Gaiola) foram deferidas pelo Juiz Eleitoral de Formiga. Portanto, até o momento, os dois poderão disputar uma das dez cadeiras do Legislativo para o período 2017/2020 nas eleições municipais marcadas para o dia 2 de outubro próximo.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Marcos Eugênio Lopes, as candidaturas chegaram a ser impugnadas, mas acabaram sendo liberadas pela Justiça em sentença exarada na segunda-feira (5) e publicada no mural eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na terça-feira (6).

De acordo com informações apuradas pelo jornal, o Ministério Público já se prepara para recorrer da decisão. Enquanto isso, os dois candidatos prosseguem com suas campanhas.

Meirinha e Gaiola respondem a processos por envolvimento em um suposto esquema que burlava a fila de espera do setor de Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria Municipal de Saúde, porém, nem Meirinha nem Gaiola foram condenados em nenhuma instância e para serem incluídos na lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135), as denúncias deveriam ter sido confirmadas em decisão transitada em julgado ou em decisão proferida por órgão colegiado.

Na quinta-feira passada (1º), em uma nova decisão da Justiça, os afastamentos dos dois vereadores e ainda, de Josino Bernardes de Castro, que não concorrerá às eleições, foram prorrogados por mais 180 dias.

Sobre a atuação dos vereadores que levou ao afastamento, a decisão explica que juntos eles “(…) mantinham um verdadeiro esquema de corrupção para favorecer pessoas as quais lhes solicitavam ajuda para obter o transporte para tratamento de saúde em outros municípios sem passar pelo setor responsável”.

Das sentenças de afastamento, também cabem recursos.

COMPATILHAR: