Em K2-141b, a chuva é feita de rochas, há um oceano de lava com mais de 100 km de profundidade e os ventos sopram a uma velocidade quatro vezes maior que o som.

“Este é um planeta muito emocionante, com clima extremo, chuva mineral e neve e vento supersônico”, diz o astrônomo Tue Giang Nguyen à BBC.

“Não é um lugar feliz para se viver, mas é um planeta legal para estudar coisas estranhas”, acrescenta seu colega, o professor Nicolas Cowan.

Junto com uma equipe de astrônomos da Índia e do Canadá, eles publicaram um novo artigo com as últimas descobertas em K2-141b, um planeta rochoso como a Terra … ou talvez não exatamente como ela.

Bem-vindo ao ‘planeta lava’

K2-141b, também conhecido pelo nome mais poético de EPIC 246393474.01, fica a 202 anos-luz da Terra, na constelação de Aquário.

Este é um mundo incandescente e inóspito, onde o tempo realmente voa: K2-141b orbita tão perto de sua estrela que um ano termina em menos de sete horas.

Sua estrela é o que os astrônomos chamam de “anã laranja” — consideravelmente mais fria que o nosso Sol — e é tão opaca que não pode ser vista da Terra.

K2-141b “é um planeta de lava”, dizem os cientistas que analisam e interpretam os dados no Instituto Indiano de Educação e Pesquisa Científica (Calcutá, Índia), Universidade de York (Toronto, Canadá) e Universidade McGill (Montreal, Canadá).

É também uma “super-Terra”, porque embora não seja muito maior que o nosso planeta, sua massa é cerca de cinco vezes maior (ou seja, a atração gravitacional do K2-141b é cinco vezes maior do que a da Terra).

Embora o K2-141b tenha sido descoberto em 2018 pela “missão K2” do Telescópio Espacial Kepler, os pesquisadores só agora estão começando a descobrir suas maravilhas.

Como é o clima?

Embora K2-141b gire em torno de sua estrela em questão de horas, ele não gira em torno de seu eixo, como a Terra.

“Isso significa que dois terços do planeta estão sempre expostos à luz em um dia eterno, e as temperaturas ali podem chegar a até 3.000ºC”, diz Cowan.

Já o lado oposto está sempre no escuro e as temperaturas despencam para -200ºC.

Essas mudanças drásticas de temperatura resultam em condições climáticas extremas … e o que os astrônomos chamam de “chuva rochosa”.

Imagine o ciclo da água na Terra por um minuto: a água evapora do solo, forma nuvens na atmosfera, chove para reabastecer lagos e oceanos e o processo recomeça.

“Bem, em K2-141b é a mesma coisa, mas com pedras”, diz Cowan.

‘Estranho e emocionante’

“O que é preciso ter em mente é que, neste planeta, tudo é feito de rocha”, afirma.

O calor no lado diurno do planeta é “tão ridiculamente intenso que a rocha se vaporiza e os minerais sobem para sua fina atmosfera. É estranho, mas emocionante”.

“Mas literalmente não há atmosfera no lado noturno do planeta, que é superfrio e congelado em estado sólido”, acrescenta.

Fonte: G1

COMPATILHAR: