A disciplina conservação e preservação do acervo faz parte da matriz curricular do curso de biblioteconomia, sendo ministrada no 4º período, pela professora Margarita Rodrigues Torres, também coordenadora do curso.
Durante as aulas, os alunos praticam os métodos de conservação de documentos, no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD). Nelas, são realizadas atividades de desmontagem, colagem e costura de livros, dentre muitas outras que envolvem o trabalho de preservação e recuperação.

De acordo com a professora, essa é mais uma opção de trabalho para o bibliotecário. ?Devido à carência de peritos em restauração e encadernação na cidade, torna-se urgente recorrer à prática deste ofício. Constantemente, ocorre a reivindicação destes serviços ao curso de biblioteconomia, através de alunos que necessitam encadernar trabalhos acadêmicos. O LCPD proporciona aos estudantes subsídios destinados à aprendizagem das técnicas de preservação e encadernação, prestando, simultaneamente, serviços à comunidade. Além disso, divulga o Unifor, através de um trabalho social, envolvendo alunos e profissionais, o que contribui muito para o crescimento profissional do acadêmico. O bacharel em biblioteconomia pode prestar serviços de recuperação de documentos em bibliotecas, arquivos, empresas, cartórios, fóruns e escritórios, além de ter seu próprio ateliê. É mais um segmento de atuação no amplo mercado de trabalho?.

Conheça o LCPD
O LCPD, localizado no prédio 3, segundo andar, fica sob a responsabilidade do coordenador de biblioteconomia e conta com o apoio de dois estagiários, que recebem uma bolsa de 50% do Unifor. No momento, as alunas Paola Gabriela da Costa Arantes e Cleidiane Regina Pinto atuam no laboratório.

No LCPD, são realizados serviços de recuperação de documentos em geral; encadernação de livros, revistas, jornais, trabalhos acadêmicos e livros contábeis; confecção de agendas; encapsulamento de livros e documentos; dentre outras.

Por intermédio do laboratório, também são realizadas, esporadicamente, oficinas de recuperação e encadernação de livros e exposição de atividades, por meio de estandes montados em locais públicos e de grande circulação em Formiga, como praças, órgãos públicos e escolas. Intitulado ?LCPD Itinerante?, o trabalho de apresentar o laboratório à comunidade leva informações sobre as atividades desenvolvidas, além da recuperação gratuita de documentos.

Caso haja interesse, por parte de alguma instituição ou interessado, em agendar a visita do ?LCPD Itinerante? ou contratar os trabalhos desenvolvidos no laboratório, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3329-1400 ? ramal 1476, no período da manhã.

COMPATILHAR: