Redação Últimas Notícias

O laboratório planejado para realizar, com exclusividade, exames para a Covid-19 em Formiga continua sem data para inauguração.

A notícia sobre a montagem do laboratório, no qual serão investidos cerca de R$800 mil, foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Formiga no dia 18 de junho, com previsão de entrada em funcionamento em agosto.

Devido à dificuldade para concluir o processo de licitação, realizado por meio da publicação de um edital de concorrência pública para contratação da empresa responsável pela disponibilização de equipamentos, insumos e equipe técnica, a nova data para o início das atividades era final de setembro.

Nesta semana, o Últimas Notícias entrou em contato com a administração para saber sobre o andamento da proposta que será fundamental para o cumprimento da meta estipulada pela Secretaria de Saúde de testar 25% da população da cidade até dezembro. A informação repassada pelo Departamento de Comunicação é de que tudo permanece como antes. “Ainda está em processo de licitação. Assim que o mesmo for concluído o laboratório será instalado”.

Testagens

No laboratório exclusivo para a Covid-19, segundo divulgado, deverão ser realizados diariamente 160 exames RT-PCR, com divulgação dos resultados em até 12 horas. Esse padrão é considerado pela Organização Mundial de Saúde, como “Padrão Ouro” no diagnóstico da doença.

Do início da pandemia, em meados de março até esta quinta-feira (15), foram realizados 6899 exames. Para cumprir a meta de testar ¼ da população até o fim do ano, a administração teria o desafio de realizar ainda cerca de 10 mil exames, o que ainda é possível se o laboratório entrar em funcionamento nos próximos dias.

Estrutura

O laboratório funcionará no prédio do Centro Municipal de Atenção à Saúde (Cemas) que funciona na rua Bernardes de Faria, no Centro de Formiga.

Como o investimento é de cerca de R$ 800 mil, questionada sobre a função do equipamento pós pandemia, a secretaria informou que o laboratório permanecerá montado e vai auxiliar os profissionais da pasta, também no diagnóstico de outras patologias.

Imprimir
Comentários