A partir da próxima segunda-feira (1º), a “Lagoa do Fundão”  deve passar por uma aferição.

De acordo com a Prefeitura de Formiga, a intenção é que 30 metros, a partir da borda natural, passem a ser Área de Proteção Permanente (APP). A medida havia sido anunciada para o dia 24 deste mês, contudo, esta não ocorreu por causa do nível da água que estava muito alto.

A administração municipal informou que precisou abrir as comportas no dia 19 de junho, mas como a água não baixou, foi preciso adiar a aferição.

Ainda conforme a administração municipal, o ato de manter as comportas fechadas gerava uma artificialização do nível do lago, o que acabaria prejudicando os proprietários que têm imóveis próximos na hora de se estabelecer a área da APP.

Somente após o nível da água estar perto da realidade natural do local é que será possível fazer a aferição.

Segundo a Prefeitura, os registros de urbanização da área revelaram que o local está há mais de 85 anos sem uma determinação oficial de área. Além disso, a aferição realizada na próxima segunda-feira será a primeira feita na área.

No dia 17, a Câmara aprovou uma verba de R$ 400 mil que deverá ser utilizada para a contratação de uma empresa para a limpeza da Lagoa do Fundão.

 

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: