A final do Campeonato Rural de Futebol (Ruralzão 2012) ocorreu no domingo (2), na comunidade de Lagoa Grande. Os donos da casa venceram o time de Albertos por 2×1.
Depois da vitória de 1×0 da equipe de Lagoa Grande sobre a comunidade de Albertos, ocorrida no dia 26 de agosto, na primeira partida da final do Ruralzão, realizada no campo de Albertos, as duas equipes voltaram a campo para o confronto decisivo, dessa vez, no campo de Lagoa Grande. Cerca de 800 pessoas acompanharam o jogo.
A equipe visitante de Albertos, precisando da vitória, foi logo ao ataque e o jogador Everson, aos 10 minutos do primeiro tempo, marcou o primeiro gol da partida. Mas, aos 38 minutos, o atleta Wallisson marcou de cabeça o gol de empate da equipe de Lagoa Grande.
Mesmo com um empate, Lagoa Grande garantiria o campeonato, já que havia conquistado a vantagem na primeira partida.
Na volta para o segundo tempo, a equipe de Albertos partiu para o ataque buscando o gol da vitória, mas aos 25 minutos do segundo tempo, Samuel, numa cobrança de falta, marcou 2×1 para Lagoa Grande.
Com o apoio da torcida, o time de Lagoa Grande segurou o placar e tornou-se campeão do Ruralzão 2012.
Com o resultado, a equipe de Lagoa Grande tornou-se o oitavo time a conquistar o Ruralzão. Em oito edições, nenhuma equipe conseguiu o bicampeonato.
Na edição 2012, o artilheiro da competição foi o jogador Galba, do time de Albertos, com cinco gols. Os melhores goleiros foram Lobato (Albertos) e Lucas (Lagoa Grande), ambos sofreram apenas três gols.
Durante o Ruralzão 2012 foram realizados 32 jogos, com 77 gols. Uma média de 2,40 gols por partida.

COMPATILHAR: