Parte da lama remanescente da barragem de Fundão, que rompeu em novembro do ano passado, em Mariana, vazou na tarde desta quarta-feira (27). A informação é da Defesa Civil do município.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte de um dos diques, construídos para conter o vazamento de 2015, rompeu. “O material não chegou a sair da área industrial de mineradora. Atingiu apenas parte da barragem de Santarém, que fica logo abaixo da estrutura rompida”, explicou o tenente Leonardo Farah, um dos que coordenam a operação de resgate na região afetada. O alerta amarelo foi acionado no município e funcionários da mineradora tiveram que evacuar o local.

A Samarco informou que houve movimentação de parte da massa residual devido às chuvas das últimas semanas. “De forma preventiva e seguindo seu Plano de Emergência, os empregados, que atuam próximo à área afetada, foram orientados a deixar o local”, comunicou a mineradora por meio de nota.

Ainda conforme a empresa, não houve necessidade de acionamento de sirene. “Ressaltamos que o volume deslocado permanece entre a barragem de Fundão e Santarém, dentro das áreas da Samarco”. A mineradora garantiu, também, que as estruturas das barragens de Germano e Santarém permanecem estáveis e em constante monitoramento.

 

Investigação

Técnicos da Defesa Civil de Mariana e de Barra Longa estiveram no local para analisar a situação. O promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Carlos Eduardo, disse, por meio da assessoria do órgão, que assim que foi informado sobre o vazamento solicitou à Coordenadoria de Meio Ambiente que enviasse um técnico ao local para checar o que, da fato, ocorreu.

Por causa das recentes chuvas, o Corpo de Bombeiros da região informou que a corporação está em estado de alerta.

 

Fonte: Hoje em Dia||http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/lama-volta-a-vazar-de-barragem-da-samarco-e-alerta-amarelo-e-acionado-1.375339

COMPATILHAR: