O Ministério da Educação lançou nesta terça-feira (2) a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que envolverá alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de todo o Brasil. A olimpíada é, na verdade, um concurso de redação que tem por objetivo estimular o interesse pela leitura e escrita entre os estudantes.
O lançamento foi realizado na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro. A expectativa é que 9 milhões de alunos de 80 mil escolas participem das oficinas de leitura e produção de texto que antecedem o concurso, que consistirá em três etapas.
Na primeira etapa, em que serão escolhidos os melhores textos de cada estado, serão selecionadas 500 redações de todo o país, nas categorias de poema (para alunos de 5ª e 6ª séries de ensino fundamental), memórias (para 7ª e 8ª séries), crônica (para 9ª série do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e artigo de opinião (2º e 3º anos do ensino médio).
Na segunda etapa, com caráter regional, serão escolhidos os 152 textos finalistas que disputarão a final nacional. Na terceira e última etapa, serão escolhidos os 20 melhores textos de todo o país. Os prêmios variam de coleções de livros a microcomputadores.
Durante o processo de preparação para as olimpíadas, também há um aperfeiçoamento dos professores a partir da distribuição de um material didático pelos organizadores do projeto. O custo da Olimpíada de Língua Portuguesa, algo em torno de R$ 18 milhões, é dividido entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social.

COMPATILHAR: