A administração municipal realizou, nesta sexta-feira (6), o lançamento da ?Galeria Radialista Toninho Torres?, na Secretaria Municipal de Comunicação. O evento faz parte da comemoração do aniversário do jornal A Cidade, órgão informativo da Prefeitura, que completou na sexta-feira passada (29 de abril), a 600ª edição.
No início da cerimônia, houve a execução dos hinos Nacional e de Formiga. Estiveram presentes membros do Executivo e do Legislativo; ex-funcionários do jornal A Cidade; familiares do radialista Toninho Torres; a coordenadora do curso de comunicação integrada da PUC-Arcos, Dóris Sanábio; o presidente da Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente (Feama), Rios Junior; o ex-prefeito Juarez Carvalho e o ex-vice-prefeito Mozar Arantes.
Na ocasião, foi contada uma breve história sobre o homenageado da galeria, Toninho Torres. O secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, agradeceu a participação dos familiares do radialista e à equipe de funcionários que trabalha no órgão. Ele ainda destacou a importância do informativo na publicação de notícias que mostram o cotidiano dos formiguenses: ?Nós somos notícia na cidade?, enfatizou.
O vereador Moacir Ribeiro/PMDB homenageou Toninho Ribeiro contando sobre o tempo em que eles conviveram: ?Toninho defendia a pobreza de Formiga (…). Onde Toninho Torres estiver vai se sentir muito feliz? , ressaltou.
O prefeito Aluísio Veloso/PT falou sobre a importância do jornal A Cidade para o município. Segundo ele, o órgão informativo valoriza o passado e é instrumento para as pessoas se informarem a respeito do que acontece na cidade. ?Para que as pessoas conheçam nossos atos, que sejam transparentes.? O prefeito também parabenizou a homenagem feita ao Toninho Torres pela equipe da Secretaria de Comunicação. ?É uma homenagem muito justa que a gente faz ao Toninho (…). Cada um tem que fazer sua história, deixar sua marca?.
Ainda durante o evento, Aluísio Veloso relembrou o episódio de quando recebeu críticas por ter adquirido um quadro que retrata uma das lendas da origem do nome de Formiga. A pintura, que tem como título ?Uma Lenda para Formiga?, foi produzida pela artista plástica Maria José Boaventura. ?As pessoas não podem criticar a história, ela é um passo para o futuro.?
Os ex e atuais funcionários do jornal A Cidade e aqueles que contribuíram na elaboração do informativo receberam homenagens, ao som do cantor formiguense padre Fábio de Melo.
Toninho Torres
O homenageado Antônio Gonçalves Torres que, além de ter sido um grande comunicador do município de Formiga, foi servidor municipal por muitos anos.
Toninho Torres, como era conhecido, foi casado com Maria das Graças Guimarães Torres, com quem teve os filhos Wainy Keitman Torres, Hebe Karine Torres, Huiz Macguiver Torres. Toninho nasceu em 12 de abril de 1946 e faleceu em 20 de setembro de 2003.
O formiguense trabalhou na Rádio Difusora, Brasil Baterias, Prefeitura Municipal de Formiga e Clube Centenário de Formiga. Como radialista, começou aos 14 anos de idade e lá permaneceu até o último dia de sua vida, totalizando 43 anos no ar.
Exposição do jornal
Funcionários da Secretaria Municipal de Comunicação querem resgatar a história do município com a exposição dos jornais A Cidade. Quadros com capas de algumas edições do jornal foram afixados na sala do órgão. Ao todo, têm 12 quadros, contando com a última edição de aniversário do informativo.
O jornal A Cidade circula às sextas-feiras, com distribuição gratuita. Interessados em receber o informativo devem fazer contato pelo (37) 3322-7995 ou na própria secretaria, localizada à rua Barão de Piunhi, 92, 4º andar.

Imprimir
Comentários