A LDU venceu o Fluminense, nos pênaltis, nesta quarta-feira e calou os torcedores tricolores que lotaram o Maracanã. A equipe carioca fez um grande jogo, mas foi muito mal ao cobrar as penalidades. Conca, Washington e até mesmo Thiago Neves, que fez os três gols que levaram o jogo para a prorrogação, pararam no goleiro Cevallos. O arqueiro equatoriano, atabalhoado durante os 120 minutos, terminou como herói do título.
O time carioca venceu por 3 a 1 no tempo normal e o jogo foi para a prorrogação. Os equatorianos haviam vencido por 4 a 2 no primeiro duelo, em Quito, o que gerou um placar agregado de 5 a 5. Os gols marcados fora de casa não contaram como critério de desempate na finalíssima. O marcador nos pênaltis também foi 3 a 1, desta vez para o time do Equador.

Susto no início
Com o apoio das arquibancadas, o Fluminense começou o jogo pressionando. Thiago Neves e Conca com muita velocidade ditavam o ritmo da partida. Uma situação de domínio que durou por muito pouco. Aos cinco minutos, a LDU avançou com Guerrón, que chegou a linha de fundo e cruzou para a área. Bolanõs chutou no canto de Fernando Henrique e marcou para os equatorianos.
A dupla que deu muito trabalho em Quito voltou a entrar em ação no Rio e mais uma vez a defesa tricolor mostrou falhas. Bolaños estava sozinho quando recebeu o passe e teve muito tempo para tirar a bola do alcance do arqueiro tricolor.
Um forte golpe e por alguns instantes um silêncio impressionante no Maracanã. A tarefa agora era ainda mais complicada: o time carioca precisaria de três gols para chegar à prorrogação. O jogo não tinha nem dez minutos, e Washington teve tempo para perder grande chance e ser imitado por Manso, que desperdiçou aquele que seria o segundo da LDU.

Virada do Fluminense
O Fluminense não estava morto, longe disso. Thiago Neves voltou a alimentar as esperanças do torcedor tricolor, quando aos 11 minutos, arriscou chute da intermediária e empatou a partida. O time brasileiro estava de volta e o confronto seguia equilibrado e cheio de alternativas.
Um jogo ofensivo, mas sem muitas situações que experimentassem os goleiros das duas equipes. Apesar disso, parecia claro a superioridade dos ataques sobre as defesas, um tanto perdidas na partida.
Aos 27 minutos, Cícero recebeu lançamento pela esquerda do ataque, após uma cobrança rápida de lateral, e chegou até a linha de fundo para cruzar. Thiago Neves apareceu na área e mostrou oportunismo para fazer 2 a 1 para o Fluminense. Festa tricolor no estádio e a confiança nas alturas.

Show de Thiago Neves
No intervalo, o técnico Renato Gaúcho fez uma alteração e colocou o time para frente na segunda etapa. O volante Ygor saiu da equipe para a entrada de Dodô. E foi exatamente dos pés do atacante que quase saiu mais um gol do Flu. A bola parou na trave do goleiro Cevallos.
As esperanças estavam depositadas em Dodô, mas a noite era mesmo de Thiago Neves. Aos 11 minutos, o camisa 10 tricolor cobrou falta com perfeição e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro da LDU. Um lindo gol, que fez explodir de vez a torcida do Fluminense, colocou 3 a 1 no marcador e 5 a 5 no placar agregado da decisão.
O dia de inspiração ofensiva teve ainda espaço para a sorte. Aos 20 minutos, Fernando Henrique viu a bola bater na trave e quase arruinar o sonho tricolor. Um lance que demonstrou a capacidade do contra-ataque equatoriano, com potencial para definir a partida.

O desempate
Pressão do Fluminense no fim do tempo normal, gritos da torcida no Maracanã, um time equatoriano perigoso. Nada disso foi suficiente para decidir a partida no tempo regulamentar e a final foi para a prorrogação. Em grande parte dos 30 minutos que se seguiram o que se viu foram times cada vez mais cansados e que pareciam caminhar para uma inevitável decisão nos pênaltis.
Emoção apenas nos instantes finais da decisão. Aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, o árbitro Hector Baldassi anulou gol legítimo do atacante Bieler, que marcou de cabeça. A arbitragem assinalou impedimento, mas o avante estava em posição legal. Com o apito, Fernando Henrique parou antes da definição do lance. Um minuto depois, Thiago Neves chutou e o goleiro Cevallos fez uma grande defesa.
Aos 15, Guerrón ainda arrumou fôlego para conseguir uma arrancada incrível na direção do gol. Luiz Alberto parou o equatoriano e foi expulso. Na cobrança de falta, a bola ficou na barreira.

LDU melhor nos pênaltis
O Fluminense foi muito mal no momento de decidir o título. Apenas Cícero converteu para os tricolores. Conca perdeu o primeiro, após chute fraco que parou nos braços do arqueiro Cevallos. Thiago Neves e Washington também esbarram no goleiro equatoriano. No lado da LDU apenas Campos errou, parando em uma boa defesa de Fernando Henrique. Araujo, Salas e Guerrón marcaram. O título da LDU veio após a cobrança desperdiçada por Washington.

COMPATILHAR: