Um time que marcou história no mais que centenário Atlético-MG, com Marques, Guilherme e cia, também está na história como aquele que conseguiu a maior goleada do clube pela Libertadores. Há 20 anos, o Galo, comandado por Guilherme (autor de quatro gols naquela noite), goleou o Cobreloa, do Chile, por 6 a 0, no Mineirão, resultado que garantiu a classificação para as oitavas de final daquela edição.

A noite naquele 05 de abril de 2000 foi do atacante Guilherme, artilheiro daquele time. O jogador fez quatro gols (aos cinco do primeiro tempo e aos 11, 29 e 30 do segundo tempo). Um deles de trivela, de fora da área. O meia Ramón, hoje técnico do Vasco, marcou um aos cinco da primeira etapa, enquanto Cairo, que entrou no lugar de Guilherme, marcou o sexto pelo time alvinegro aos 45 do tempo final.

Naquela noite, o Galo entrou em campo com: Velloso; Bruno, Célio Silva (Paulão), Gilberto Silva e Vitor; Cleisson, Gallo, Lincoln e Ramón (Irênio); Marques e Guilherme (Cairo). A partida foi no Mineirão e teve público pagante de 32.558. O jogo foi válido pela quinta rodada do Grupo 8. A partida foi relembrada pela Conmebol.

O Galo terminou em segundo lugar no Grupo 8, com nove pontos, ganhando todos os jogos em casa e perdendo todos fora. Nas oitavas de final, o time passou pelo Athletico-PR, nos pênaltis, após vitória em casa por 1 a 0 e derrota, na Arena da Baixada, em Curitiba, por 2 a 1. Nos pênaltis, vitória por 5 a 3. A eliminação ocorreu nas quartas de final para o Corinthians, após empate por 1 a 1, no Mineirão, e derrota por 2 a 1, no Morumbi.

As maiores goleadas do Galo na Libertadores:

Na edição de 2000, Guilherme terminou como terceiro jogador com mais gols, junto com Ángel (River Plate) e Rodríguez (Atlas), todos com nove marcados. Luizão, do Corinthians, foi o artilheiro com 15 gols. Cuauhtémoc Blanco, do América do México, fez 13 e foi o segundo com mais gols.

  1. Atlético 6 x 0 Cobreloa (Chile) – Fase de grupos de 2000
  2. Atlético 5 X 1 Unión Española (Chile) – Fase de grupos de 1978
  3. Sport Boys (Bolívia) 1 x 5 Atlético – Fase de grupos de 2017
  4. Atlético 4 x 0 Melgar (Peru) – Fase de grupos de 2016

Matéria do Globo Esporte.com

COMPATILHAR: