Lideranças comunitárias se reuniram na Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (18), sob a coordenação do secretário adjunto, José Tourinho Lima, e de Fernanda Pinheiro Lima, chefe e responsável pela Vigilância Sanitária Municipal.
A pauta teve como ponto forte a apresentação dos objetivos e funções da Vigilância Sanitária, que é uma importante área da Saúde Pública. Fernanda Lima ministrou uma palestra em que apresentou toda a sistemática de Vigilância Sanitária no município, as suas ações e onde e como as associações de bairros e os cidadãos podem ajudar. Ela ressaltou também que a principal meta é convidar os presidentes das associações de bairros para serem esses porta vozes nas comunidades as quais pertencem, para que entendam melhor o sistema e ajudem a construir ações de Vigilância Sanitária como parceiros.
Estas reuniões acontecem desde o primeiro mês deste novo mandato do prefeito Aluísio Velos/PT e tem como objetivo dar mais espaço à participação popular. A coordenação da Secretaria de Saúde se reúne mensalmente com as lideranças comunitárias visando desenvolver algumas estratégias que, em um curto espaço de tempo, tornarão o controle social mais presente nas políticas públicas de saúde. Para isto, nos próximos meses, será lançado um Conselho Gestor de Saúde.
Novos temas
As próximas reuniões pretendem, de forma transparente, continuar mostrando as ações da pasta. Já foram debatidos com as associações de bairros os seguintes temas: ?A história da saúde pública no Brasil? e ?A Vigilância Sanitária?.
Novos temas serão abordados como: ?O SUS que nós temos e o SUS que nós queremos: direitos e deveres do usuário e do gestor? e ?Legislação do SUS?.
O secretário adjunto, José Tourinho, ao comentar sobre a reunião foi enfático: ?Esta é uma proposta que discutimos já na transição. Nota-se que a participação popular aumenta a cada reunião com os debates girando em torno não só dos problemas que enfrentamos no dia a dia, mas do controle social e da mobilização pela defesa da saúde.?

COMPATILHAR: