A definição dos líderes dos partidos na Câmara e no Senado é acompanhada por outra luta, a briga por espaço político com vistas às eleições de 2012 e 2014. Os nomes já definidos são de pessoas que visam concorrer a cargos majoritários nos próximos pleitos.
Dentro do PSB, por exemplo, a disputa entre o presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e os irmãos Ciro e Cid Gomes (governador do Ceará), resultou na escolha da deputada Ana Arraes (PE) para líder do partido. Ana é mãe de Eduardo Campos e foi levada à liderança para evitar que os irmãos Gomes aumentassem sua influência entre os socialistas. Eduardo Campos é um potencial candidato à presidência em 2014, se o PSB abandonar a aliança com o PT.
Já entre os tucanos, a liderança ficou por conta do deputado Duarte Nogueira (SP), ligado a Geraldo Alckmin. Ele é também aliado do senador Aécio Neves (MG), que pode tentar disputar a Presidência em novo pleito.
No PT, o líder é o deputado Paulo Teixeira (SP), que pertence à ala Mensagem ao Partido. No PMDB, a liderança deverá ficar novamente por conta do atual líder Henrique Eduardo Alves (RN).
No Senado, o PMDB deve manter Renan Calheiros (AL) no cargo de líder da Casa. Ele é potencial candidato para substituir José Sarney (AP) em 2013. Já no PT, Humberto Costa (PE) deve liderar.

COMPATILHAR: