Nessa segunda-feira (10) o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de MG, sediado em Formiga, teve sua rotina operacional e administrativa alterada em virtude de um áudio atribuído a um suposto tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar, amplamente compartilhado no WhatsApp, mais do que a alteração citada tal áudio causou apreensão e pânico em muitas pessoas. Confira o áudio

No período compreendido entre 14h30 horas e 17h30 horas foi registrado um congestionamento nas linhas telefônicas do tri-dígito 193 de pessoas em busca de informações a respeito do citado áudio, sendo também registrado no telefone administrativo chamadas de pessoas em outras partes do Brasil que possuem família ou residência na cidade de Formiga MG.

Superado este momento, solicitamos o apoio de todos, por meio de ações simples, para o combate a qualquer material desinformativo que venha a ser criado novamente:

•             Em se tratando de áudios e texto, nos quais não seja possível a confirmação imediata da identidade do autor, antes do compartilhamento verifique a autenticidade da informação.

•             Evite utilizar a linha de urgência e emergência (193) para a obtenção de informações, utilize o telefone administrativo (3322-8027) ou acesse as redes sociais oficiais.

•             Caso não consiga o contato de imediato procure verificar na internet os pontos chaves da informação que está sendo compartilhada, a exemplo do áudio compartilhado: quantos Batalhões de Bombeiro tem em Minas Gerais? Onde fica tal Batalhão? Qual a bacia hidrográfica dos nossos rios?

•             Para qualquer tipo de alerta que venha a ser emitido, a informação sempre estará disponível em mais de uma fonte, inclusive, com a utilização dos meios de comunicação institucionais de outros órgãos.

O Corpo de Bombeiros destaca que, por hora, apesar do longo período de chuva constante, no município de Formiga não há registros de áreas de inundação ou qualquer outro evento com vítima/desabrigados. Há um monitoramento constante dos níveis dos rios que atravessam o município, mesmo que apresentem uma elevação em relação ao nível verificado no período de seca, ainda não constituem causa de preocupação.

Os alertas emitidos para a região de Pará de Minas / Pitangui / Onça do Pitangui, com relação a Barragem do Carioca, não se aplicam ao município de Formiga por se tratar de outra bacia hidrográfica sem qualquer tipo de comunicação entre mananciais

O Cobom sugere que todos se cadastrem para receber os alertas de risco de desastre da Defesa Civil de Minas Gerais, basta enviar um SMS grátis para 40199 com o CEP da localidade que tenha interesse em receber informações.

Para notícias e informações de Formiga e região acesse

Instagram Cobom

Instagram Cobom Minas Gerais

Instagram Cobom Divinópolis

Defesa Civil

Fonte: Corpo de Bombeiros

COMPATILHAR: